Revitalização da BR vai integrar o litoral  piauiense aos Lençóis Maranhenses e a região de Jericoacoara
O senador Elmano Férrer (PP) celebra o início da revitalização da BR-402, que une os litorais do Maranhão, Piauí e Ceará, na “Rota das Emoções”, que passa pelos Lençóis Maranhenses e as regiões do Delta do Parnaíba e de Jericoacoara.
Segundo o senador, as obras abrangem 80,3 quilômetros e estão divididas em dois trechos da BR-402 dentro do Piauí. A obra é executada pelo Ministério da Infraestrutura. As obras foram contratadas por cerca de R$ 3,8milhões.
A revitalização da estrada é de responsabilidade do DNIT e, segundo Ribamar Bastos, Superintendente Regional do Dnit no Piauí, além destas intervenções, está sendo licitada a reabilitação de três pontes ao longo da BR-402, nas travessias do rio da Várzea e dos rios Camurupim e Ubatuba. “Estas novas obras foram orçadas em R$ 9 milhões. E o objetivo é melhorar as condições funcionais e de segurança, incluindo o alargamento das pontes”, informa o superintendente do Dnit/PI.
Obra de revitalização será executada pelo DNIT
Reabilitação
Com a reabilitação, a largura da ponte sobre o rio da Várzea passará de 8,3 para 12,8 metros. “Nas outras duas travessias, a largura vai praticamente dobrar, passando de 8,3 para 16,1 metros, na ponte sobre o rio Camurupim; e de 8,65 para 16,1 metros, na ponte sobre o rio Ubatuba”, explica Ribamar Bastos. Já Elmano Férrer enfatiza a importância das obras na BR-402 para o setor turístico. “A revitalização desta via, nas proximidades do Delta do Parnaíba e de praias badaladas, como Barra Grande, é essencial para fortalecer o turismo em nosso estado”, avalia o senador.
Ilhas e dunas
A BR-402 tem 703,5 quilômetros de extensão, sendo que quase 100 quilômetros cortam o estado do Piauí. A rodovia inicia na cidade de Bacabeira, no Maranhão, e se estende até Umirim, no Ceará. Boa parte do roteiro turístico chamado de “Rota das Emoções”, com cerca de 500 quilômetros, é percorrido pela BR-402. Este roteiro abrange um dos mais belos trechos do litoral brasileiro, com praias paradisíacas, imensas dunas e mais de 70 ilhas com fauna e flora únicas. meio norte