Pedaço de cimento já estava impedindo a passagem de água, sangue e nutrientes na corrente sanguínea, causando embolia
Durante uma cirurgia, médicos da Faculdade de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, encontraram um pedaço de cimento de 10,1 centímetros de comprimento e 0,2 de diâmetro perfurando o coração e o pulmão de um paciente, de 56 anos. O caso inusitado foi divulgado no The New England Journal of Medicine.
O pedaço de cimento, segundo informações relatadas na publicação científica, já estava impedindo a passagem de água, sangue e nutrientes na corrente sanguínea, causando uma embolia no paciente.
O homem de 56 anos que procurou um hospital após sentir dores no peito e dificuldade de respirar por dois dias.
Médicos encontram pedaço de cimento no coração de homem de 56 anos
No texto, o bacharel em medicina Gabe Weininger e o pós-doutor em medicina John A. Elefteriades, autores da publicação científica explicaram o ocorrido. “Uma semana antes da entrada no hospital, o homem havia se submetido a uma cifoplastia L5 (método de reposicionamento de ossos após uma fratura ou uma lesão crônica, como a osteoporose) em que foi usado cimento médico ósseo”, introduziram. “A embolia de cimento é uma complicação descrita da cifoplastia. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar”, contam. Foi o que ocorreu com o homem.
Após a retirada do pedaço de cimento que perfurava o átrio cardíaco direito e atravessava o pericárdio, além de perfurar o pulmão direito, o coração do homem foi reparado. Ele não apresentou complicações pós-operatórias e “um mês após o procedimento, estava quase recuperado”.