O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), Leonardo Nogueira, se reuniu com a reitoria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para dar andamento a parceria que tem como objetivo proporcionar a estudantes da instituição de ensino acesso, por meio do Emater, a estágios em áreas como técnica agrícola, administrativa e informática.

Em contrapartida, o IFPI vai viabilizar cotas para cursos de pós-graduação e extensão, no âmbito do Instituto Federal, destinadas a técnicos do Emater. O intercâmbio entre as duas instituições abrangerá tanto Teresina como municípios do interior, por meio dos escritórios regionais, de modo a complementar a formação dos estudantes e reforçar o trabalho dos técnicos agrícolas da agricultura familiar.

Nos últimos anos, por conta da pandemia, os trabalhos do Emater tiveram limitações que prejudicaram o andamento de diversos projetos. O diretor do Emater, Leonardo Nogueira, observa que a parceria é uma forma eficiente de fortalecer a agricultura familiar e o trabalho dos técnicos do órgão, ao passo em que contribui com a educação, complementando a formação de estudantes de diversos cursos do IFPI.

“Idealizamos essa parceria com intuito de aumentar a capacidade de trabalho do Emater nos municípios do Piauí, visto que o IFPI possui campi por todo território do Estado e carece de vagas de estágio para inserção dos estudantes no mercado de trabalho. É uma forma eficiente de agregar conhecimento e reforçar os trabalhos da agricultura familiar em todo Piauí”, pontua Leonardo.

O reitor do IFPI, Paulo Borges, destaca que a inclusão de alunos em estágios e monitoria é uma necessidade que contempla a grade curricular dos cursos. “Toda essa parte de residência, monitoria, assistência técnica é que esses alunos vão estar presentes com o Emater. O Emater precisa dessa mão de obra e o IFPI precisa colocar esses estudantes no campo”, assinala.

O encontro da direção-geral do Emater-PI com o IFPI aconteceu na última sexta-feira (26) e contou com a participação da pró-reitora de extensão, Divamélia Gomes; diretor do campus avançado de José de Freitas, José dos Santos de Moura; diretor do campus de Paulistana, Francisco Washington; e com o diretor-geral do campus de São João do Piauí, Jobson Borges.

Nos próximos meses, as duas instituições irão definir os programas e ações em que os alunos serão incluídos, bem como a inclusão de vagas para os cursos a serem ofertados para técnicos do Emater-PI. Atualmente, o Emater conta com 17 escritórios, que, por meio de seus agentes territoriais, abrangem os municípios do Piauí em sua totalidade.

ASCOM