A cidade de Parnaíba tem registrado um aumento crescente nos casos de mortes violentas, já são 86 neste ano de 2021, sendo que 56 foram homicídios e os demais referentes a latrocínio e homicídio tentado, segundo o Ministério Público do Piauí.
O promotor de Justiça Rômulo Cordão afirmou que a cidade enfrenta a média de uma morte a cada 4 dias. Muitas vítimas tinham envolvimento em crimes.



“As características são as mesmas, pessoas que já responderam por crimes, que são mortas em uma clara ação de execução, onde outras pessoas dão fuga aos criminosos e isso tem acontecido de forma reiterada. Esse ano já batemos 56 homicídios, mas juntando com latrocínio e homicídios tentados, já são 86, então é preocupante”, afirmou o promotor.
Dados do Ministério Público apontam esse aumento na violência em Parnaíba. Em 2019 foram registrados 21 homicídios, em 2020 foram 34 e neste ano já são 56 casos. De 2020 para 2021 já há quase o dobro de casos.
“Os homicídios servem como termômetro, pois são crimes mais graves, que atacam a vida das pessoas. Se eles não são repelidos, reprimidos, o que dirá dos demais crimes”, criticou.
Em setembro deste ano, para conter o avanço da violência na cidade, foi instalado em Parnaíba um gabinete de gestão integrada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil, Guarda Municipal e Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública buscando soluções para reduzir os indicadores da violência.
Rômulo Cordão explicou que apesar da criação desse gabinete, a cidade precisa de ações mais permanentes, como o aumento do efetivo policial.
“Não adianta medidas paliativas, não adianta ação temporária e isso passa por mais pessoas para investigar. A quantidade de crimes só cresce, são crimes complexos, com envolvimento de várias pessoas, o que requer uma investigação mais aprofundada, uma investigação mais profissional. Também se precisa de mais policiais nas ruas”, destacou.
Ele pontuou que a polícia faz um ótimo trabalho, mas que ainda existe pouco pessoal para a quantidade da demanda.
“Na verdade a Polícia Civil tem ótimos profissionais e tenta fazer o máximo, mas com a demanda e com os poucos recursos humanos e materiais, isso resvala no processo criminal, porque se não for produzida uma boa prova, isso pode causar uma absolvição”, explicou o promotor Rômulo Cordão.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí ficou de se posicionar posteriormente sobre o policiamento em Parnaíba.
2 homicídios em 24 horas
Dois adolescentes, ambos de 16 anos, foram assassinados a tiros em um período de 24h no município de Parnaíba. Um dos crimes aconteceu na noite terça-feira (23) no bairro São Francisco da Guarita quando a vítima estava transitando na rua Caramuru, e foi alvejada com vários tiros.
A Polícia Militar informou que a vítima tinha passagens pela polícia e que o envolvimento com drogas seria o motivo da execução.
O segundo caso aconteceu na noite de quarta-feira (24), quando o adolescente estava na rua Guaporé, localizado no bairro Piauí. Ele foi atingido com pelo menos cinco tiros e morreu ainda no local.
G1/PI