Com o avanço de crimes violentos no litoral do estado do Piauí, as ações de combate ao crime organizado têm sido intensificadas. Somente no último Dia dos Finados, foram registradas 4 mortes em decorrência da violência em cidades que compõem a planície litorânea. “Desde o início do ano até o presente momento, a Polícia Militar tem intensificado as operações – Operação Visibilidade, Operação Impacto, fora as saturações de rotina […] Ao longo desses 10 meses, nós já fizemos a apreensão de aproximadamente ‘umas’ 95 armas de fogo fora o cumprimento de mandados de prisão, e muitos flagrantes em virtude desse elevado número de ocorrências que tem acontecido aqui na nossa região”, revelou o subcomandante do 2º Batalhão Major Osmar, major Gerson Reis.

Major Gerson Reis em entrevista concedida à TV Costa Norte. (Foto: TV Costa Norte)
As abordagens ostensivas implementadas com o apoio de forças policiais da capital, aos poucos têm feito a violência sofrer redução. Apesar disso, a presença de supostas facções criminosas que estão atuando na região tem deixado os cidadãos amedrontados, uma vez que a guerra entre esses grupos criminosos tem resultado também na morte de inocentes. “A Segurança Pública é um sistema. Nós temos buscado a irmandade com as coirmãs, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, todas estas instituições estão focadas para o exercício da segurança em Parnaíba. Por parte da Polícia Militar, nós não temos cessado!”, explicou Reis.
Ao ser questionado sobre a existência de organizações criminosas no litoral Piauiense, o major Gerson respondeu: “Pelos acontecimentos, pela forma que os delitos vem ocorrendo, principalmente os homicídios, tudo indica que já estamos presenciando a chegada de facções aqui em Parnaíba, fato esse que não é só de hoje”, afirmou.