Atualmente o título de maior cajueiro do mundo, concedido em 1994, pertence a um cajueiro localizado no Rio Grande do Norte


Por Eduardo Machado, In Foco.
 
O Guinness World Records aceitou o pedido de reconhecimento do Cajueiro-Rei, localizado na cidade de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, como o maior cajueiro do mundo. Atualmente o título, concedido em 1994, pertence a um cajueiro que cobre uma área de aproximadamente 8.500 m², localizado em Pirangi do Norte, uma praia no município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.

"Já há uma pesquisa realizada no ano de 2016 pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)) em conjunto com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que declara que o cajueiro do Piauí, o nosso Cajueiro-Rei, é o maior do mundo. Agora só falta o reconhecimento oficial para entrar no Guinness Book", afirma o Secretário de Turimo de Cajueiro da Praia, Thiago Soares.


Fotos: Reprodução.
Os trabalhos de pesquisa e coleta de amostras da árvore foram realizados por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e de Estudos de Injúrias Biológicas (Labmimbio) da Uespi. A confirmação ocorreu por meio da análise de várias amostras de DNA de diferentes partes da planta. Além disso, as medições geográficas comprovam que a extensão do cajueiro do Piauí é de 8.800 m² contra 8.500 m² do Rio Grande do Norte, um total de 300 m² de diferença.