As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro.
Um total de 1.090 detentos foram inscritos para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa - Enem PPL 2021, no Piauí, superando os 680 inscritos em 2020, representando um crescimento de 60,3%. A aplicação das provas será nos dias 9 e 16 de janeiro.
O Enem PPL é realizado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No primeiro dia de aplicação, 9, os participantes terão cinco horas e trinta minutos para a realização das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília), e terminará às 19h. No segundo dia, 16 de janeiro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá início às 13h30 e se encerrará às 18h30, com cinco horas de duração.
Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro
17 unidades prisionais do PI aderiram ao Exame
A coordenadora de Educação Prisional da Sejus, Jussyara Valente, comemora o resultado positivo e acredita que este crescimento é fruto do interesse do interno em recomeçar sua história por meio da educação. “Este ano, as 17 unidades prisionais do Piauí conseguiram aderir ao Exame. Com isso, nós conseguimos inscrever 1.090 reeducandos, superando o número de inscritos do ano passado. O Enem tem crescido bastante dentro das unidades penais do nosso Estado. A cada ano temos observado a busca dos internos para a adesão do certame, não só pela remição de pena, mas também pela oportunidade de inserção ao ensino superior. Temos muitos exemplos de ex-detentos que se ressocializaram, conseguiram vagas em universidades e estão vivendo uma nova vida”, completa.
Em 2021, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI) realizou um total de seis revisões voltadas para o Enem PPL em unidades prisionais da capital e em cidades do interior.