Para Teresina e outros municípios situados mais ao Norte do Piauí, o Inmet emitiu alerta de perigo, podendo haver temporais, com chuva entre 30 e 60 mm/h
Municípios localizados nas regiões Centro-Norte e Norte do Piauí devem registrar maiores acumulados de chuvas no início desta semana.
Segundo a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) conjugada com a termodinâmica e umidade disponível formam instabilidades com potencial de chuva mais expressiva nessas regiões. Com as chuvas, a temperatura deve amenizar nesta semana, com máxima de 31°C na região Norte.
Avisos de risco por causa de temporais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (21), dois avisos de chuvas intensas, alertando para situações de perigo e perigo potencial.
Aviso laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial) sobre o Piauí nesta segunda e terça | FOTO: Inmet
Os municípios situados nas regiões, Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste piauiense, a exemplo de São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença do Piauí, onde a barragem Mesa de Pedra já sangrou, devem ficar em alerta ao risco potencial em razão da chuva que deve registrar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Para Teresina e outros municípios situados mais ao Norte do Piauí, o Inmet emitiu alerta de perigo, podendo haver temporais, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os alertas são válidos até a manhã desta terça-feira (22).
Segundo a Semar, a previsão para a quarta-feira é de tempo nublado com trovoadas e chuvas no Norte, Centro-Norte e parte do sudoeste. Nas demais áreas, chove de forma isolada.