O diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella, Dr. Vinicius Nascimento, participou nesta terça-feira (1º/03), da implantação dos Serviços de Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica no Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA),em Parnaíba.
A solenidade de implantação contou também com as presenças da vice-governadora, Regina Sousa e do secretário de Saúde, Florentino Neto. O governador Wellington Dias participou de maneira virtual.
Segundo o diretor, a implantação do serviço iniciou ainda em 2017. Ele explica que a entrega demorou devido aos efeitos da pandemia.
“Participamos hoje da abertura do serviço da cirurgia pediátrica no Hospital Regional Dirceu Arcoverde em Parnaíba. Ele faz parte de uma política de descentralização que a gente iniciou o processo ainda em 2017 e foi interrompido pela pandemia, mas que agora a equipe do hospital infantil, ela também vai ficar montada também no Hospital Dirceu Arcoverde, isso tem várias importâncias, ele afetar diretamente na queda da mortalidade infantil, pois as crianças que nascerem necessitando de algum procedimento já será realizado no próprio hospital, além disso ele passa a atender toda a região, então toda a região litorânea ela passa a ter atendimento contínuo de cirurgias pediátricas”, disse o diretor.


O Dr. Vinicius Nascimento ressalta a importância de ter uma escala fixa no hospital para atender a demanda da cidade, da região e com isso reduzir o número de óbitos.
“Isso é um avanço, o Hospital Infantil funciona como cabeça de rede coordenando as equipes em todo o estado, antes a gente funcionava de forma itinerante, mas a partir de agora ficou uma escala fixa fazendo parte do hospital. Então ficou um avanço conseguido com a equipe do Hospital Infantil desenvolvida por uma ideia que chama o Proinfância, que visa a redução de mortalidade materno infantil , no estado e as cirurgias, que é um programa de descentralização de cirurgias seguras, ele continua avançando em todo o estado”, finalizou.
180 graus