O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Teresina, e contou com a presença da governadora em exercício, Regina Sousa, além de autoridades civis e militares.
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4), a Polícia Militar do Estado do Piauí (PMPI), realizou a transmissão do comando geral da instituição. O coronel Lindomar Castilho entregou oficialmente o comando ao coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva.
O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Teresina, e contou com a presença da governadora em exercício, Regina Sousa, além de autoridades civis e militares. Seguindo a tradição militar, a passagem de comando teve apresentação da tropa à governadora, honras militares e desfiles de diversas unidades da PM.
Coronel Lindomar Castilho (à esquerda) e Coronel Scheiwann Lopes (à direita) durante tranferência do comando (Foto: Raissa Morais)
“É uma missão contínua. Vamos trabalhar a questão da tecnologia e inteligência aliada ao trabalho científico e queremos aproximar cada vez mais a Polícia Militar da comunidade. Vamos intensificar a missão constitucional da gente, como o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo”, disse Scheiwann Lopes ao assumir o cargo. Ele indicou o incremento de novos efetivos e equipamentos tecnológicos como principais mudanças no plano de ações do Comando.
Segundo o coronel Scheiwann Lopes, o motopoliciamento, já em operação no Piauí, será otimizado com a chegada de mais de 300 veículos até o final do mês de maio. Na terça-feira (5) será realizada uma reunião para definir um plano de comando para os próximos nove meses. Na ocasião, também ocorre a divisão de funções e atualização da nomeação de cargos.

Governadora Regina Sousa participou da cerimônia (Foto: Raissa Morais)
Após condencorar o serviço prestado pelo ex-comandante, a governadora Regina Sousa mencionou que o trabalho da direção da corporação deve ter alterações pontuais, como a introdução do motopoliciamento e a modalidade de policiamento preventivo através de bicicletas, uma iniciativa que busca permitir maior interação entre população e agentes da segurança.
 A gente vai ter o motopoliciamento, que era algo muito solicitado pela população. As pessoas vão se sentir mais protegidas e, não desmerecendo o trabalho do Coronel Lindomar Castilho, vamos aprimorar todo o trabalho desenvolvido por quase dois mandatos”, comentou.
Coronel Scheiwann Lopes assume comando da PM-PI
Crédito: Raissa Morais

   


O tom de gratidão marcou o discurso do ex-comandante. Ele aproveitou a ocasião para falar sobre a relevância da corporação frente à segurança pública. “Não se faz nada sem a Polícia Militar, ela está presente em todas as trincheiras e sou um defensor da classe. Gostaria de agradecer a confiança que o ex-governador Wellington Dias e o modo respeitoso e decente que sempre tratou a polícia”, disse.
Sobre o destino da sua carreira militar, o coronel disse que pretende descansar, mas também está disponível para novas propostas. “Pendurei as chuteiras, me despeço hoje da Polícia Militar e vou aproveitar o tempo com a minha família. Caso precisem de mim, como apoio operacional, estarei disponível, sou muito grato”, destacou o Coronel Lindomar Castilho.
Em seu discurso de despedida, o ex-comandante lamentou as mortes provocadas pela pandemia da Covid-19 e falou sobre o sentimento de orgulho da atuação da polícia no cumprimento de ações sanitárias e em defesa da segurança da população.
Scheiwann Lopes
Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva é natural de Teresina-PI e tem 48 anos idade. O Coronel ingressou na Polícia Militar do Piauí em 1994.
Como função, trabalhou nos Batalhões das cidades de Picos, Floriano, Parnaíba e em outros da capital, exercendo diversas atividades e atribuições militares, bem como civis, como a de Delegado Especial, também no interior do Estado. Sua recente função foi a de Diretor de Unidade de Assistência Militar da Vice-governadora do Estado do Piauí – (jan 2019 a março 2022).
 meio norte