Desde quando o E+ Cultura – programa do Grupo Equatorial Energia – chegou ao Piauí em 2020, artistas e produtores culturais do estado puderam desenvolver projetos voltados para fortalecer e manter as tradições locais, além de fomentar as artes em municípios do norte ao sul piauiense. Este ano, quando o Piauí comemora 200 anos de adesão à Independência do Brasil, a distribuidora alcança o número de 200 projetos patrocinados por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).

 

Alguns eventos tradicionais do calendário cultural do estado foram impactados diretamente pela pandemia e retornam em 2022, com o patrocínio da distribuidora, após a flexibilização das medidas restritivas da covid-19. “A Parada de Cinema #7 Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo propõe para este ano visibilizar e afirmar, mais ainda, a importância do fomento para o cinema feito por realizadores locais. A programação é gratuita e terá exibição de filmes, oficinas de capacitação e shows musicais. O público que nos acompanha pode esperar um evento muito bonito, com bastante projeção e muito cinema”, declara Tassia Araújo, coordenadora da mostra audiovisual.

 

Na música, 2022 será um ano especial para a banda Validuaté. O grupo comemora 18 anos com turnê nacional e produção de um documentário que vai contar sua trajetória. “Comemorar 18 anos com lançamento de singles, álbum novo, turnê, documentário, concerto com a Orquestra Sinfônica de Teresina e mais outras surpresas, vai fazer de 2022 um ano inesquecível. Bastante trabalho pela frente, muito a celebrar, mas muito mais a realizar, passos maiores a serem dados”, afirma José Quaresma, vocalista da Validuaté.

 

“É com muita alegria que seguimos com nossa política do E+ Cultura no Piauí, em especial neste ano tão simbólico e comemorativo para o estado. Nos últimos dois anos, a Equatorial patrocinou 140 projetos e agora anunciamos mais 60, chegando ao total de 200 projetos patrocinados. São projetos, como a Parada de Cinema e a celebração dos 18 anos da banda Validuaté, que contribuem diretamente para o fortalecimento da cultural piauiense”, diz Lener Jayme, presidente da Equatorial Piauí.

 

Buscando promover o acesso à cultura a um número cada vez maior de piauienses, neste ano, a Equatorial patrocina projetos de música, dança, teatro, patrimônio, literatura, humor, dentre outros segmentos. Em 2022, são mais de R$ 6,5 milhões aplicados por meio do E+ Cultura. A escolha dos projetos patrocinados é definida a partir da perspectiva de promoção de uma agenda positiva, que venha a contribuir com a preservação das manifestações locais, bem como com a valorização da classe artística e sociedade.

 

Confira a relação dos projetos patrocinados em 2022 (anexo do e-mail)

 

 

Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí