Na contramão do país, cinco estados registraram alta nas mortes, são eles: Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Rondônia.
O Monitor da Violência, uma parceria do site G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança mostram que o número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Na contramão do país, cinco estados registraram alta nas mortes, são eles: Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Rondônia.
Foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:
homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)
latrocínios (roubos seguidos de morte)
lesões corporais seguidas de morte
Piauí registrou alta nas mortes em 2022 - Foto: Matheus Oliveira
Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, como apontou um levantamento exclusivo do Monitor da Violência. Foram 41,1 mil mortes violentas intencionais no país no ano passado, o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.
Os dados do primeiro trimestre de 2022 apontam que:
houve aproximadamente 10,2 mil assassinatos nos primeiros três meses deste ano, quase 700 mortes a menos que no mesmo período de 2021;
Acre teve a maior queda: 30%
Rondônia teve o maior aumento nos crimes: 48%

Infográfico do G1 mostra estados que tiveram queda e alta nas mortes - Foto: Reprodução

Queda generalizada
Os dados apontam que todas as regiões do país tiverem queda nos indicadores de mortes violentas intencionais no início deste ano.
A queda mais expressiva foi a da região Sudeste, com uma diminuição de mais de 10%. Todos os estados tiveram diminuição, mas a queda foi puxada principalmente pelo Rio de Janeiro. O estado teve 193 mortes a menos no período, o que representa 20% de queda em relação ao ano passado.
Com essa baixa, o Rio de Janeiro deixou de ser o segundo estado com mais assassinatos do Brasil e passou a ocupar a quarta posição. O ranking continua sendo encabeçado pela Bahia, estado que teve queda de 8,5% na violência, mas que registrou impressionantes 1,3 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano.
Veja quais são os cinco estados com mais mortes no país:

Bahia: 1.326 mortes

Pernambuco: 963 mortes

São Paulo: 812 mortes

Rio de Janeiro: 781 mortes

Ceará: 755 mortes

Mesmo com os aumentos pontuais de violência em alguns estados, a queda no primeiro trimestre de 2022 aponta que o país está seguindo a mesma tendência nacional de 2021, quando o Brasil registrou uma baixa de 7% nos assassinatos.FONTE: As informações são do G1