O projeto está aguardando parecer do relator na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.  
O deputado federal Fábio Abreu (PSD) apresentou na câmara dos Deputados um Projeto de Lei que autoriza a permuta de policiais civis. Penais, militares e bombeiros militares entre os estados da federação. O projeto está aguardando parecer do relator na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Foto: Reprodução/ASCOM
De acordo com o texto, os estados deverão estabelecer um termo de permuta, mas será obrigatório que os estados permutem o mesmo número de policiais, dentro da mesma patente, graduação, cargo ou função. A medida, conforme o deputado, tem como objetivo não causar prejuízo no efetivo policial dos entes federativos.
Para o parlamentar, o direito de movimentação dos policiais e bombeiros militares entre os estados pode ajudar em uma maior interação entre as corporações, podendo ajudar a combater o crime organizado.
“Um programa de permuta entre policiais, e bombeiros militares será eficiente para estabelecer maior integração entre as corporações dos Estados Federados, o que proporcionará troca de experiências que ajudarão no combate à criminalidade principalmente no que diz respeito aos serviços de inteligência das policiais no combate às facções criminosas, e ao tráfico ilícito de entorpecentes, que atualmente não conhecem fronteiras”, justificou Fábio Abreu.