Aeroporto com voos lotados, expectativa pelas férias, ações estruturantes e de divulgação nacional, movimentam a economia da cidade litorânea

Enviado Especial a Parnaíba
Considerada a segunda maior cidade do Piauí e uma espécie de "capital" da Rota das Emoções, roteiro turístico famoso internacionalmente e que engloba os parques nacionais de Jericoacoara, no Ceará e Lençóis Maranhenses, no Maranhão, tendo a Apa do Delta do Parnaíba como ponto central do circuito, a cidade de Parnaíba (340 quilômetros de Teresina), começa a colher os frutos do desenvolvimento sustentável através dos visitantes que nesse momento, com a retomada do turismo pós pandemia, chegam a cidade.
Parnaíba se destaca como um dos principais destinos para o turismo interno. Nesse momento, as pessoas estão viajando mais pelo próprio país do que para o exterior.
Parnaíba se abre para o turismo
 Crédito: André Pessoa 
Para o Superintendente de Turismo do município, Joaquim Vidal, que esteve recentemente em audiência no Ministério do Turismo, chegou a hora de Parnaíba assumir o protagonismo no mercado turístico nacional e internacional.
"Temos um dos mais belos litorais desse país, faltava aos governantes do Piauí e de Brasília, um olhar mais focado em nossas potencialidades, coisa que começa a mudar", garante ele
Lugares como a belíssima praia da Pedra do Sal, a Lagoa do Portinho, o casario colonial do Porto das Barcas e o Museu do Mar, entre muitos outros atrativos únicos, exclusivos do município, estavam relegados à própria sorte. "Sentimos que o momento é oportuno para uma reviravolta nesse descaso de décadas. Agora estamos correndo atrás do tempo perdido, viabilizando mídia nacional e projetos estruturantes”, acrescentou.
Inventário turístico em fase de contratação

Joaquim Vidal destacou que o primeiro desafio ao assumir o cargo foi estruturar o próprio órgão turístico, que por incrível que pareça, dentre os 14 municípios que compõem a Rota das Emoções, Parnaíba é o único que ainda não tem Secretaria de Turismo. "Ao assumir levei uma proposta ao prefeito Mão Santa para a criação da secretaria municipal de Turismo que já está em fase de análise jurídica e deve ser encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores nos próximos meses".
Ele explicou ainda que o inventário turístico do município já está em fase de contratação em parceria com a Universidade Federal do Piauí, bem como o Plano Municipal de Turismo.
"Entendo que para receber bem o visitante, primeiro temos que melhorar a qualidade de vida do cidadão local. Para isso, a secretaria municipal de Infraestrutura, sob a gestão da engenheira Maria das Graças, mais conhecida como Gracinha, implantou importantes projetos de requalificação urbana de Parnaíba com destaque para a construção de uma nova ponte que facilitará o acesso para a praia da Pedra do Sal que também sofrerá mudanças estruturais em toda a orla com projetos já aprovados no Ministério do Turismo".
Décadas de experiência a serviço do Turismo
Joaquim Vidal com ministro do Turismo, Carlos Brito - Foto: Divulgação
O ambientalista, historiador, empreendedor e acima de tudo especialista em turismo, Joaquim Vidal, assumiu a gestão do turismo no município com o desafio de colocar Parnaíba no destaque que ela merece. Articulado nacionalmente, com anos de experiência em ações turísticas e promoção de eventos, o seu maior objetivo agora é mostrar ao Piauí, ao Brasil e ao mundo as belezas naturais de Parnaíba.
Com livre trânsito no Ministério do Turismo ele já garantiu ações de marketing e comercialização do destino junto à Embratur para os mercados nacional e internacional.
Tópicos
parnaiba turismo piaui
Escolha um dos grupos abaixo e fique por dentro dos principais acontecimentos, além de participar de promoções e sorteios Grupo  
meio norte