Tecnologia começa a funcionar em Brasília nesta quarta-feira (6) e é suportada em mais de 60 modelos. Apenas os produtos autorizados pelo órgão podem ser utilizados no país. - Internet móvel
Internet móvel
Com a chegada do 5G a Brasília nesta quarta-feira (6), o Brasil dá um passo importante para permitir a conexão de celulares com a internet móvel de quinta geração. Por aqui, mais de 60 modelos são compatíveis com a tecnologia. Em uma segunda etapa, a nova geração de internet móvel deverá chegar a São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. A previsão é de que o 5G chegue a todas as capitais brasileiras até 29 de setembro.
A expectativa inicial era de que a tecnologia chegasse a esses locais até 31de julho, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estendeu o prazo para setembro devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos. O órgão disponibiliza uma relação de smartphones compatíveis com a tecnologia e homologados no Brasil. Apenas os aparelhos homologados podem ser utilizados no país.
Segundo a agência, os usuários devem conferir a lista de modelos antes de comprarem um novo celular e verificar o selo de homologação da Anatel localizado no celular ou no manual. Confira a lista de celulares com 5G homologados pela Anatel e os preços encontrados nos sites das fabricantes:
meio norte