Em 2021, 342 ocorrências impactaram o fornecimento de energia no estado 

A maior incidência de ventos fortes ao longo dos meses de junho e julho, contribui para deixar o céu com um colorido todo especial, com a presença dos mais diversos tipos e cores de pipas. Porém, apesar da brincadeira encantar e envolver crianças, jovens e adultos, é necessário redobrar os cuidados com esta prática, uma vez que o contato das pipas com a rede elétrica pode ocasionar acidentes, inclusive fatais, além de curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia para residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e até serviços essenciais, como hospitais e escolas.

 

Segundo levantamento do Centro de Operações Integradas da Equatorial Piauí, em 2021 foram registradas 342 ocorrências por conta de pipas na rede elétrica. Desse total, 297 delas em Teresina e aproximadamente 230 casos concentrados nos meses de junho e julho do ano passado. Como já é possível se ver nas ruas de todas as cidades muitas pessoas empinando pipa, a Distribuidora traz o alerta para a necessidade de brincar de forma segura e longe da rede elétrica.

 

O Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, destaca os riscos que a brincadeira pode trazer para a população se não praticada da maneira adequada. “Empinar pipas é uma brincadeira maravilhosa, mas é fundamental ressaltar que, se realizada por crianças, deve ser supervisionada por um adulto, pois pode gerar sérios riscos. Por exemplo, o desprendimento e o toque na rede de distribuição podem gerar curtos-circuitos, ocasionando interrupções de energia, bem como energizar a linha e causar um acidente, que pode ser fatal. Além disso, quando elas se desprendem, as crianças podem correr para resgatar, por isso que é necessário a supervisão de um adulto para garantir a segurança da brincadeira. O alerta, então, é para que crianças, jovens ou adultos empinem pipas só longe da rede elétrica, em áreas abertas”, explica o executivo.  

 

Já imaginou passar horas sem energia por conta de pipas na rede? Agora, imagine, de uma única vez, duas cidades inteiras sendo prejudicadas por essa prática. Foi o que aconteceu no ano passado nas cidades de Luís Correia e Parnaíba. Nesse mesmo período do ano 2021, a queda de 6 pipas na parte interna da Subestação Parnaíba, que fica localizada na BR-343, em Parnaíba, impactou o fornecimento de energia para aproximadamente 45 mil clientes das duas cidades. Se o alerta para não empinar pipas próximo à rede elétrica já é importante, o cuidado deve ser ainda maior e nunca realizar a brincadeira próximo às subestações da Distribuidora.  

 

Pipas e rede elétrica são uma combinação perigosa. E há, ainda, uma prática que oferece um risco adicional: o uso de cerol (pó de vidro com cola). “O cerol pode cortar a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas, motivos pelos quais é absolutamente perigoso”, reforça João Porfírio.

 

Dicas para garantir a segurança na hora da brincadeira:

 

A Equatorial Piauí alerta para que as pessoas não tentem resgatar uma pipa enroscada na rede, pois a prática pode ocasionar o desligamento de energia e acidentes que podem ser até fatais. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica. Fique atento as dicas abaixo:

 

  • Sempre procure um local descampado (aberto) e longe da rede elétrica para evitar possíveis acidentes;
  • A brincadeira deve ser realizada de preferência, sob a supervisão de um adulto.
  • Procure empinar pipas em dias claros com baixa incidência de descargas atmosféricas;
  • Em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da Distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800 para que uma equipe possa realizar uma avaliação técnica da situação e proceder da melhor forma para solucionar o caso;   
  • Nunca utilize cerol ou papel alumínio na confecção da pipa, pois os materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco não só a vida de quem brinca, como também das pessoas que transitam pelo local.  

 

Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí