Equatorial Piauí realiza 4ª edição do Giro Equatorial em Parnaíba



O evento é organizado com o objetivo de fortalecer a comunicação entre a empresa e os consumidores.



 Profissionais e colaboradores da Equatorial se reúnem no 4º Giro Equatorial
 Júlia Pessoa, executiva de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade da Equatorial
 Caio De Deus, gerente Jurídico
 Segurança do trabalho também foi discutida no encontro
 João Porfírio, executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial
 Cosme Cesário, superintendente de Operações do Norte do Piauí
 Visita à subestação Parnaíba 1
 Colaboradores conheceram de perto o processo de distribuição de energia
 Visita à subestação Parnaíba 1
 Francisco Barbosa, executivo de manutenção de alta tensão
 Francisco Barbosa, executivo de manutenção de alta tensão
 Técnicos mostraram como funciona o processo de distribuição de energia
 Superintendente de Operações do Norte do Piauí, Cosme Cesário
 Ilustrações da subestação Parnaíba 1
 Vinicius Godinho, executivo de recuperação de energia da Equatorial
 Subestação Parnaíba 1
 Flávio Roque, gerente de Serviços da Equatorial
 Subestação Parnaíba 1
  Participante da 4ª edição do Giro Equatorial
 Demonstração dos processos de distribuição de energia
 Colaboradores aprendem sobre o processo de geração ao consumo de energiaNext
A Equatorial Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (2), a 4ª edição do Giro Equatorial que, dessa vez, chegou à cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. O evento é organizado com o objetivo de fortalecer a comunicação entre a empresa e os consumidores, além de mostrar as melhorias da rede, que trarão segurança e conforto para a população.


O encontro proporcionou a imersão no processo de distribuição de energia elétrica, desde a sua geração para a transmissão, distribuição e consumo. Flávio Roque, gerente de Serviços da Equatorial Piauí, destacou sobre as fontes de energias renováveis que hoje correspondem a 65% da produção de energia no país, e no litoral, o consumo de energia renovável chega a 100%. “Em Parnaíba, a partir do mês de agosto, 100% das energias que consumimos aqui vem das eólicas e a gente ainda tá mandando para o Ceará e Maranhão”, explicou.
Roque também esclareceu dúvidas sobre a bandeira tarifária, que vem mensalmente na conta de energia do consumidor. Segundo ele, a empresa responsável pela distribuição é obrigada a cumprir a medida para compensar a geração extra de energia. “Em função dos problemas climáticos, como secas, o Governo gera energia através das usinas termoelétricas. Em função disso, há acréscimo na tarifa de energia para compensar e pagar os custos dessa geração. Não é algo que a distribuidora é responsável, ela é obrigada a cumprir para compensar esse tipo de geração extra”, declarou.
Investimentos
Desde que assumiu o papel de distribuir energia em todo o Piauí, a Equatorial investiu aproximadamente R$ 1,9 bilhão, que foram destinados para a construção, revitalização e modernização de subestações para distribuição de energia. O Superintendente de Operações do Norte do Piauí, Cosme Cesário, elencou algumas subestações espalhadas pelo Estado que foram digitalizadas e automatizadas, ou seja, podem ser monitoradas remotamente.
“Em Teresina revitalizamos Ininga, Pólo Industrial Sul, Esplanada. No sul do estado tem Cristino Castro, Cerrados, Quilombo, e aqui em Parnaíba a Parnaíba 1, Parnaíba 2, Matias Olímpio, e por aí vai. Hoje, a região tem um novo ponto de suprimento de reforço, que é a Parnaíba 3 e veio para dar sustentação ao crescimento. Então, empresários do segmento de bares, hotelarias e restaurantes podem vir para cá que a gente garante a energia”, ressaltou Cesario.
Para Antônio Carlos, diretor da Associação de Artesanato dos Artistas do Delta, a chegada da Equatorial ao litoral trouxe muitas melhorias. Ele relata que há algum tempo, a região do Complexo do Porto das Barcas sofria constantemente com a queda de energia. “Antigamente a gente reclamava muito, principalmente aqui no Complexo Porto das Barcas. Depois da Equatorial melhorou bastante, antigamente era horrível. Acredito que com esses projetos agora vai melhorar mais ainda e a gente não vai mais ter o que reclamar”, relatou.
Regularização
A 4ª Edição do Giro Equatorial proporcionou aos presentes a regularização do fornecimento de energia em uma ocupação localizada no bairro Santa Maria, em Parnaíba, que prevê o melhoramento da distribuição de energia, pois as gambiarras acabam prejudicando o fornecimento de áreas que estão regularizadas. Segundo o Gerente Corporativo de Relacionamento com Cliente, Joaquim Milhomem, as áreas ficam sobrecarregadas, o que pode ocasionar em falta de energia frequente e queima de transformadores.
De acordo com o Milhomem, a empresa é responsável pela instalação regular da rede elétrica, que também atua na prevenção de acidentes. Ele ressaltou, que a Equatorial Piauí trabalha junto com o Ministério Público e Prefeitura nessas ações. “A regularização de gambiarras é um assunto que está sempre na nossa pauta, e estamos no limite de regularizar sem violar o interesse do município, sem estimular o povoamento irregular e conversando com Ministério Público .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem