A Polícia Civil do Estado do Piauí por meio do Departamento de Repressão Às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), prendeu Karion Cristiano de Macedo Pedrosa, vulgo “Kairon do Grau”, integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), em um condomínio localizado na Av. Poty Velho, zona Norte de Teresina, nesta sexta-feira (17).

 

PresosReprodução

Durante o cumprimento dos mandados de prisão, o acusado estava na posse de uma arma de fogo. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e integrar organização criminosa.

Nessa mesma ocasião, também foi autuada em flagrante pelos mesmos crimes em comento, Maria Luísa Vieira de Carvalho Nunes, companheira do faccionado, que também é investigada na operação.

Além disso, durante interrogatório policial, “Kairon do Grau” confirmou pertencer à facção criminosa PCC e afirmou ser a pessoa que aparece no vídeo em apalogia ao PCC, dizendo que teria sido batizado com a alcunha “mente sã” dentro do grupo criminoso.

Sua companheira também confirmou que seu companheiro é membro do PCC, que tem a prática de assaltos como meio de vida e que é ele a pessoa quem aparece no citado vídeo em apologia à facção PCC. Porém ela negou qualquer envolvimento com o fato criminoso, mesmo estando escondida na residência e com a arma de fogo apreendida durante a operação.

Entenda o caso

No início do mês de fevereiro, em vídeo que teve ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa, um indivíduo aparece dirigindo um veículo, portando uma arma de fogo, fazendo ameaças a alguns transeuntes, realizando um assalto e, posteriormente, proferindo palavras de ordem da facção criminosa PCC, afirmando estar à “caça” de um rival para executá-lo.

Após intensa investigação por parte da DRACO, com levantamentos de campo e pesquisas em fontes abertas, chegou-se à identidade do autor do fato, bem como seus endereços e pessoas ligadas a este dentro da facção criminosa em que atua.

De posse dos mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pelo juiz após representação feita pela DRACO, os policiais desta especializada deram início às incursões para prender o criminoso. Em uma primeira tentativa, na data de 09/02/23, “Kairon do Grau” empreendeu fuga após ser perseguido na Avenida Zequinha Freire por equipes da DRACO, ocasião em que bateu o veículo que dirigia e fugiu a pé, não tendo sido mais encontrado desde então.

Finalmente, após monitoramento, na data de 17/03/23, “Kairon do Grau” foi preso na casa de sua companheira em um condomínio na zona Norte da capital, ficando, ambos, a partir de então à disposição da justiça.

Fonte:lupa 1