A Polícia Militar do Piauí lançou, nesta segunda-feira (13/11), a primeira aula do 1º Curso de Operação e Sobrevivência em Área de Litoral (Cosal), sendo o pioneiro neste tipo de ação no Brasil. O curso vai orientar os policiais técnicas de patrulhamento e sobrevivência, além de operações em áreas fluviais, marítimas, dunas, mangues, eixos rodoviários e atividades em áreas de risco.
O comandante do 2º BPM de Parnaíba, tenente-coronel Inácio Delgado, explicou que o curso terá o suporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da Marinha e do Exército. O dirigente também ressaltou que, no primeiro momento, 16 policiais foram selecionados para participar do treinamento, que é bastante intenso e exige muito do ponto de vista físico e psicológico. “Então essa gama de instrução será importante para habilitar os policiais de forma mais técnica e tática, com conhecimentos e experiências vivenciados na região”, reforça.
 
Tenente-coronel Inácio Delgado
O coronel Erisvaldo Viana, comandante Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLMN), destacou, ao Conecta Piauí, que o treinamento vai contribuir com a redução da criminalidade no litoral do Estado, reforçando que o curso é uma novidade nacional. “Nós teremos várias atividades para que o nosso policial militar esteja sempre pronto para atuar, de forma técnica, em ocorrências de locais inóspitos, como é o caso de dunas, lagoas e manguezais. Esse curso inédito não só no Piauí, quiçá no Brasil”, relatou.
 
Coronel Erisvaldo Viana