A Polícia Civil do Piauí realizou o resgate de Antônio Ferreira dos Santos, um aposentado de 68 anos que estava vivendo em condições desumanas sob a ponte sobre o Rio Piranji, no trecho entre as localidades Capiberibe e Camará, zona rural de Cocal, município da região Norte do estado.
Foto: Reprodução
Idoso agredido pelo sobrinho é resgatado após ir morar debaixo de ponte no Piauí
O resgate ocorreu após denúncias recebidas pela polícia, que apontavam que Antônio estava sendo mantido em cárcere privado e vivendo em condições precárias pelo seu sobrinho, Antônio José dos Santos, conhecido como 'Neguinho da Merinda', de 34 anos.
Neguinho da Merinda foi detido recentemente por tumulto e ameaças a um vizinho, sendo que, durante a ocorrência, populares informaram à polícia sobre os maus-tratos sofridos pelo idoso. O suspeito estava agredindo o tio e desviando os valores da aposentadoria da vítima para benefício próprio.
O acusado permaneceu em silêncio ao ser conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cocal, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo delito de ameaça contra o vizinho. Na delegacia, Neguinho da Merinda foi orientado a se afastar do idoso, enquanto as autoridades preparavam uma medida protetiva em favor do aposentado.
Foto: Reprodução
Idoso agredido pelo sobrinho é resgatado após ir morar debaixo de ponte no Piauí
Poucos dias depois do ocorrido, os policiais receberam uma nova denúncia indicando que tio e sobrinho haviam deixado a residência no bairro Santa Luzia para viverem embaixo da ponte. Ao verificar a informação, os agentes constataram a veracidade, porém, ao perceber que seria preso, Neguinho da Merinda conseguiu escapar adentrando a vegetação.
Antônio Ferreira dos Santos foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que prestou os primeiros atendimentos e entrou em contato com um familiar disposto a assumir a responsabilidade de cuidar do aposentado. O CREAS supervisionará periodicamente a situação do idoso, enquanto a polícia instaurou um inquérito para apurar as denúncias de maus-tratos e desvio de benefícios previdenciários.
Fonte: Blog do Coveiro