Morreu nesta segunda-feira (15) a pequena Laila Vitória, aos seis anos, que nasceu prematura e com anoxia (falta de oxigênio) e viveu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. 

Ela nasceu em janeiro de 2018, e, desde então, dependia de ventilação mecânica para respirar, sonda para se alimentar e dos cuidados diários de uma equipe multidisciplinar. Por conta disso, desde que nasceu, o Heda foi sua casa.

A família é natural de Cocal e precisou readequar a rotina de vida para acompanhar a Laila. De acordo com o hospital, a mãe de Laila Vitória, Lidiane Silva, ia três vezes por semana ao hospital para visitar a filha, superando a distância de 82 quilômetros entre Cocal e Parnaíba.

Em dezembro de 2023, a Laila saiu pela primeira vez do hospital. Sob os cuidados da equipe médica, ela foi com a família até a praça "Terra Santa", localizada em Parnaíba. Essa foi a primeira e única vez que a criança saiu da unidade hospitalar.


A visita à "Terra Santa", no contexto do Natal, permitiu que ela conhecesse outros familiares, bem como visse o Papai Noel, e a decoração natalina do local.

Laila também cativou os corações da equipe multiprofissional que a acompanhou durante este período com os cuidados paliativos. Em nota, o HEDA disse que Laila "lutou com determinação". "Uma criança que lutou com determinação. Suas memórias continuarão sempre conosco. Nossos corações estão com a família e amigos neste momento de tristeza", diz trecho da nota.

Segundo o HEDA, Laila não teve nenhuma complicação, e a morte foi ocasionada por conta das consequências da condição de saúde que ela enfrentava. 

O velório e sepultamento serão em Cocal, cidade da família de Laila, nesta terça-feira (16).