O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou hoje que os níveis dos rios Longá e Marataoan, em Esperantina e Barras, respectivamente, que estão em fase de inundação, estão previstos para diminuir nas próximas horas. Enquanto isso, o rio Parnaíba, em Luzilândia, deve permanecer estável em sua condição inundada.

  
BarrasFoto: Divulgação
 
 
 


Em Barras, o rio Marataoan está atualmente a 4,35 m, 15 cm acima do nível de inundação de 4,20 m. Prevê-se que o rio reduza seu nível nas próximas 8 horas, desde que não haja chuvas intensas, mantendo-se na situação de inundação em torno de 4,28 m.

O rio Longá em Esperantina tem uma cota atual de 7,69 m, 29 cm acima do nível de inundação de 7,40 m. Espera-se que o rio continue a diminuir nas próximas horas, chegando a cerca de 7,57 m, mas ainda permanecendo em estado de inundação.

Em relação a Luzilândia, o rio Parnaíba está atualmente em 5,80 m, 10 cm acima do nível de inundação de 5,70 m. Prevê-se que o rio se estabilize nas próximas 12 horas, mantendo-se em 5,80 m, continuando em estado de inundação.

Além disso, Em Floriano, o rio Parnaíba está atualmente em 4,82 m, abaixo do nível de atenção de 5,50 m. Prevê-se que o rio aumente nas próximas 8 horas, atingindo cerca de 4,90 m, permanecendo em condições normais.

Em Teresina, o rio Parnaíba está atualmente em 4,82 m, 8 cm abaixo do nível de atenção de 4,90 m, esperando-se uma pequena elevação nas próximas 8 horas, atingindo cerca de 4,86 m, ainda abaixo do nível de atenção.