
Dois papagaios mantidos ilegalmente em cativeiro foram apreendidos neste sábado (14) em Parnaíba, no litoral do Piauí. Os animais estavam em gaiolas dentro de uma residência e não possuíam qualquer tipo de licença ambiental nem as anilhas obrigatórias.
A ação aconteceu após uma denúncia anônima. Ao chegarem no local, os policiais constataram a irregularidade e questionaram o morador, que confirmou não ter autorização para manter os animais silvestres.
Dois papagaios são apreendidos após serem encontrados em cativeiro no litoral do PiauíDivulgação/ PMPI
Diante da situação, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê sanções para quem captura, mantém ou comercializa animais silvestres sem autorização legal.
A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (2ª CIPA/Parnaíba), recolheu os dois papagaios que foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Parnaíba, que fará os procedimentos necessários para acolhimento e possível reabilitação dos animais.
Fonte: Portal A10+
Tags
PIAUI