
Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) reforçou a segurança nas praias do litoral piauiense durante as duas últimas semanas de julho, como parte da Operação Veraneio 2025. Ao todo, foram registradas 28 ocorrências entre os dias 19 e 31, principalmente nas praias de Luís Correia e Cajueiro da Praia.
As ações envolveram desde casos de princípio de afogamento e mal súbito até resgates de animais e atendimentos pré-hospitalares. Um dos focos da operação foram as ocorrências de desaparecimento de crianças e idosos: foram 15 casos, todos com localização segura das vítimas.
Dentre os atendimentos, destacou-se o resgate de um adolescente na Lagoa do Portinho, em Parnaíba. A operação envolveu o uso de moto aquática e mergulhadores, e o jovem foi retirado da água consciente, sem ferimentos.
Durante o período, também foram registradas ações preventivas, com 260 orientações a banhistas e alertas sobre áreas de risco, como as praias de Coqueiro, Barro Preto, Barra Grande e Atalaia.
“São essas missões que nos dão orgulho de vestir esta farda, embora com os riscos e o perigo sempre próximos da gente, estaremos sempre prontos para salvar a vida das pessoas, seja no mar ou na terra. A maior recompensa está em ver novamente o olhar de esperança e de alegria de alguém que por pouco não perdeu sua vida e que ali próximo tinha um bombeiro militar para garantir a segurança dela e de quem possa passar por estas situações”, destacou o tenente Humberto Douglas.
A operação segue até o próximo dia 4 de agosto, com reforço no efetivo, patrulhamento nas áreas de risco e orientação aos turistas. Apesar de dois óbitos registrados na Pedra do Sal, os casos ocorreram fora do perímetro e horário de atuação da corporação, conforme informado pelos bombeiros.
“Estamos finalizando nossa Operação Veraneio, contudo, já podemos perceber que nossos plantões acontecem dentro da normalidade, sem contar, claro, os dois óbitos na Pedra do Sal, já que os mesmos aconteceram fora do nosso perímetro de atuação e dos horários das rondas. Porém, nossos homens e mulheres estão realizando um trabalho de grande importância para a segurança de todos os frequentadores das praias aqui do litoral. Desta forma, pretendemos dar seguimento até o próximo dia quatro de agosto, levando prevenção, alertas e monitoramento aquático para toda a população”, completou o oficial.
Tags
PIAUI