Evento gratuito estimula o voluntariado arrecadando alimentos não perecíveis que serão destinados a quatro entidades que atuam com idosos, crianças, famílias em vulnerabilidade e pessoas em tratamento de dependência química
A solidariedade foi o grande motor da 2ª Corrida Equatorial, realizada no sábado (22), no estacionamento da Ponte Estaiada, em Teresina. Além de promover saúde e bem-estar, o evento arrecadou mais de 2.5 toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados a quatro instituições sociais da capital: Fundação Abrigo São Lucas, Casa Santa Dulce dos Pobres, Projeto Mão Amiga Videira Verdadeira e Associação Casa de Mãe Maria.
Para participar da corrida, no ato da retirada do kit, cada inscrito doou 2 kg de alimentos não perecíveis. A arrecadação chega em um momento estratégico para as instituições, que intensificam suas ações no período de fim de ano. Todas funcionam exclusivamente com doações e trabalho voluntário, sem fins lucrativos. Juntas, as quatro entidades beneficiadas atendem mais de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo o presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, o evento reforça o compromisso social da distribuidora com a população. “A Corrida Equatorial representa o compromisso da nossa empresa em ir além do fornecimento de energia elétrica. Conseguimos arrecadar mais de duas toneladas de alimentos que serão destinadas a instituições que ajudam famílias em vulnerabilidade. Essa é a prova de que, quando unimos esporte, solidariedade e engajamento comunitário, multiplicamos nossa capacidade de fazer a diferença”, destaca o presidente.
“Atividades como essa são de suma importância, porque enxergam não só a nossa instituição, mas todas as outras que estão presentes e que realmente necessitam muito. Sempre digo que existem dias difíceis, em que pensamos que não vai dar certo, e aí aparecem pessoas para nos ajudar. Um precisa do outro”, afirma Keyson Roberto, enfermeiro da Fundação Abrigo São Lucas, entidade que acolhe idosos em Teresina.
A Casa Santa Dulce dos Pobres, que oferece refeições diárias a mais de 200 famílias na região da Grande Santa Maria, a expectativa é de que os alimentos arrecadados garantam semanas adicionais de atendimento. “Ter a oportunidade de receber o apoio do Grupo Equatorial é algo ímpar, porque isso nos permite ajudar muito mais famílias. Pensando neste período de final de ano, essa ajuda fará grande diferença no nosso planejamento”, destaca Frei Luciano Brasil, representante da instituição.
O Projeto Mão Amiga Videira Verdadeira, que acolhe pessoas em tratamento de dependência química e desenvolve ações de prevenção às drogas em escolas, também celebra a parceria. “Essa ação da Equatorial chegou em uma excelente hora. A nossa instituição não tem fins lucrativos, então esse apoio veio num momento muito importante para que possamos ajudar ainda mais pessoas”, ressalta José Leandro da Costa, fundador do projeto.
Já a Associação Casa de Mãe Maria, que há oito anos desenvolve seis projetos sociais voltados para crianças, gestantes e mulheres em situação de vulnerabilidade, reforça a importância da doação para manter suas atividades. A entidade distribui semanalmente cerca de mil litros de sopa em comunidades da zona Sul de Teresina, além de cestas básicas para aproximadamente 90 famílias. “Vivemos exclusivamente de doações. A demanda na casa só aumenta, e toda ajuda é muito bem-vinda”, conta Bianca de Holanda, integrante da associação.
Para a Equatorial Piauí, a corrida representa uma oportunidade de fortalecer o vínculo entre a empresa, seus colaboradores e a comunidade. “Ver a energia dos participantes se transformando em apoio concreto para quem mais precisa é o que torna esse evento tão especial. A Corrida Equatorial une saúde, movimento e solidariedade, e estamos muito felizes em contribuir com instituições que fazem um trabalho tão essencial para Teresina”, celebra Djane Costa, assistente social da Equatorial Piauí.
Após o sucesso da primeira edição, em 2024, a Corrida Equatorial retornou com o mesmo propósito: incentivar hábitos saudáveis e contribuir com instituições que desenvolvem trabalhos sociais no Piauí. A 2ª Corrida Equatorial foi realizada neste sábado, dia 22 de novembro, tendo como ponto de largada a Ponte Estaiada, zona leste da capital. O evento noturno contou com percursos de 5 km e 10 km para corredores, além de caminhada com distância livre.
Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí
Tags
Destaque

