_Concessionária recebeu infraestrutura em situação de risco e tomou as devidas providências para garantir segurança das equipes e da operação_
A Águas do Piauí, concessionária responsável pelo abastecimento da cidade de Piracuruca há cerca de cinco meses, está reformando a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A empresa recebeu a infraestrutura deteriorada e, diante do agravamento de risco, solicitou laudos técnicos que atestaram a condenação do imóvel.
Célio Damásio, gerente executivo da Águas do Piauí, explica que, desde a constatação de perigo iminente, uma série de medidas foram adotadas para garantir tanto a segurança dos operadores da ETA quanto em relação à própria operação da estação, responsável pelo tratamento da água que é distribuída para os moradores da cidade.
“Nosso compromisso inicia dentro de casa, desde a preocupação com a segurança dos nossos colaboradores até a água que chega à população. Por isso, a partir do momento em que recebemos o laudo, providenciamos uma estrutura provisória para nosso pessoal e equipamentos, acionamos o setor de Engenharia e iniciamos a obra. Paralelamente a este cenário, nosso time de Tratamento avaliou a situação e garantiu que, com serviços de adequação do sistema, seria possível executar a obra sem parar os tanques, ou seja, sem impacto ao abastecimento da cidade”, detalha o gestor, acrescentando que a previsão de conclusão da reforma está para o mês de dezembro.
Célio Damásio pontua ainda que a situação da ETA de Piracuruca é apenas um exemplo do sucateamento dos sistemas recebidos pela concessionária. “De Norte a Sul do Piauí, nos deparamos não apenas com imóveis necessitando de reformas, serviços de limpeza, roçagem e pintura, mas, sobretudo, de equipamentos desgastados, que já não atendiam à demanda de água da população, redes antigas que não suportam nem o aumento do volume de água que passamos a produzir e se rompem, dentre outros cenários. E é justamente para ofertar mais água potável à população, com segurança operacional, que antecipamos recursos e já investimentos mais de R$ 100 milhões no Estado”, acrescenta.
*Outras melhorias*
A reforma da ETA de Piracuruca se soma a outras melhorias já implantadas na cidade pela Águas do Piauí, como o aumento do volume de água produzido em cerca de 160 mil litros por hora por meio da reativação de cinco poços que estavam parados no bairro Ipês e da troca da bomba de captação da cidade.
Avançando na ampliação do sistema, a Águas do Piauí realizou, na última semana, extensões e interligações de rede nos bairros Socohapi e Olho D’Água, e também ativou um novo poço, que foi perfurado pela concessionária, para atender o bairro Três Lagoas.
Outros dois novos poços, um localizado no Centro e outro na Baixa da Ema, foram entregues pela gestão municipal para concessionária no final de novembro, estão em processo de análise e adequação para que sejam ativados.
A concessionária segue ainda com o processo de interligação de quatro poços, que aguardam análise final da qualidade da água para início da operação, ampliando a capacidade de atendimento do sistema e fortalecendo o fornecimento em áreas que historicamente registram instabilidade, como os bairros Fátima, Centro, Mutirão, Esplanada, Socoapi, Guarani e Baixa da Ema.
Além disso, foram realizadas melhorias como substituição de registros, troca do quadro elétrico e manutenções preventivas em pontos estratégicos da rede de abastecimento para assegurar o pleno funcionamento das estruturas.
*Atendimento à população*
A Águas do Piauí também tem fortalecido seu diálogo junto à população de Piracuruca por meio das equipes do setor de Responsabilidade Social, que percorrem a cidade, conversando com a comunidade por meio de suas lideranças locais, ouvindo sugestões e intermediando os serviços necessários para trazer mais qualidade de vida e saúde à população através do saneamento básico.
A concessionária também está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para registrar as demandas e/ou esclarecer dúvidas dos moradores através do número 0800 223 2000, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, o aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br.



