Ligação nova e religação: Equatorial Piauí orienta sobre quando e como solicitar cada serviço

 



_Clientes podem solicitar serviços pelos canais digitais e agências físicas; entenda os critérios_


Está construindo, reformando, mudando de imóvel ou precisa retomar o fornecimento elétrico? A Equatorial Piauí traz orientações importantes para esclarecer aos clientes sobre os procedimentos de como e quando solicitar ligação nova ou religação de energia para o seu imóvel, dependendo de cada contexto. Dessa forma, a distribuidora mantém processos transparentes e eficientes, garantindo ainda mais segurança e agilidade no atendimento essencial à população do estado.


A ligação nova deve ser solicitada quando o imóvel nunca recebeu energia ou após reconstruções que exigem uma instalação totalmente nova. O cliente precisa apresentar documento de identificação, comprovante de posse ou propriedade e informações de contato. Quando toda a estrutura já está adequada, o prazo médio para clientes de baixa tensão, por exemplo, é até de até 5 dias úteis, podendo haver ampliação caso seja necessária obra na rede elétrica, seguindo critérios da Aneel. 


O pedido de ligação nova é simples e pode ser feito diretamente pelo site www.equatorialenergia.com.br, sem sair de casa, ou em uma das agências físicas. Nesse caso, o consumidor precisa atender alguns requisitos para garantir que a solicitação seja atendida dentro do prazo, como a instalação correta do padrão de entrada. Esse padrão deve estar acessível, posicionado na área externa do imóvel e em conformidade com as normas técnicas.


Já a religação de energia atende consumidores que tiveram o fornecimento interrompido — seja por solicitação, inadimplência ou longos períodos de desocupação. Com padrão e rede já existentes, o processo tende a ser mais rápido. O prazo para execução é de até 24 horas na zona urbana e 48 horas na zona rural, seguindo regulamentações vigentes. 


A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Mariana Araújo, ressalta que “a documentação necessária para solicitar o serviço varia conforme o perfil do solicitante. No geral, é necessário apresentar documento de identificação, e, nos casos de representação, uma procuração acompanhada dos documentos do representante. Por sua vez, os clientes identificados como pessoa jurídica também devem apresentar contrato social e CNPJ”, explica. Ela acrescenta que a empresa mantém seu compromisso de “oferecer serviços ágeis, claros e seguros aos clientes”, ressalta. 


A Equatorial Piauí explica que todas as orientações sobre montagem, materiais necessários e exigências técnicas para pedido de ligação nova ou religação estão disponíveis no site da distribuidora. Além disso, frisa que todo o serviço antes da energização do imóvel deve ser feito por um eletricista qualificado, garantindo a segurança e evitando a necessidade de ajustes para adequação.

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