Equatorial Piauí realiza mais de 100 mil podas emergenciais durante um ano em todo o estado



Durante o período chuvoso, cresce o número de ocorrências de falta de energia provocadas pelo contato de vegetação com a rede elétrica. Somente em 2025, foram cerca de 30 mil registros no estado provocados por árvores tocando ou caindo sobre a fiação. Por conta dos ventos, é comum que galhos atinjam as estruturas de distribuição de energia, provocando falta ou oscilação que podem impactar milhares de pessoas.

Teresina lidera o ranking de ocorrências com 4.651 casos, acompanhada de Batalha (1.115), Palmeirais (746), Esperantina (745) e União (738). O número de ocorrências registradas no ano passado acende uma alerta sobre a importância da poda preventiva. A Equatorial Piauí executa o serviço de forma emergencial e no último ano realizou 104.384 podas no estado. Desse total, mais de 17% foram na capital, registrando 18.443 serviços. Os dados refletem também no investimento feito, somando mais de R$ 16 milhões aplicados somente na realização de poda preventiva.

Muitas ocorrências e transtornos à população podem ser evitadas com prevenção. É de responsabilidade das prefeituras municipais realizarem a poda preventiva de árvores em locais públicos, como ruas e praças. Quando a árvore está localizada em propriedade particular, os proprietários das casas ou terrenos são os responsáveis pelo cuidado com as árvores. A Equatorial ressalta que esse serviço deve ser realizado por um profissional habilitado, utilizando todos os equipamentos de segurança necessários.

“Realizamos constantemente a poda de árvores com equipes especializadas quando a vegetação está em contato ou muito próxima da rede elétrica, representando risco à segurança das pessoas ou à continuidade do fornecimento de energia. Sempre ressaltamos que o essencial é jamais deixar os galhos de árvores atingirem a fiação elétrica, por isso que a poda preventiva deve ser realizada constantemente pelos seus responsáveis”, declara Johnny Monteiro, Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Piauí.

Para realizar o serviço de poda, a Equatorial Piauí adota diferentes critérios técnicos que oferecem maior alcance, precisão e segurança. Entre os equipamentos utilizados está a motopoda, uma ferramenta que permite ao operador realizar o corte de galhos sem necessidade de subir na árvore. A distribuidora conta também com o caminhão sky com cesto aéreo, que possibilita o acesso a pontos mais altos. O uso desses equipamentos reduz riscos operacionais, otimiza o tempo de execução e contribui diretamente para a confiabilidade e continuidade do fornecimento de energia.

Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem