HEDA adquire termodesinfectadora de última geração para a Central de Material e Esterilização

 



A termodesinfectadora é um equipamento de limpeza e desinfecção que garante maior eficiência na lavagem dos instrumentos e mais segurança aos pacientes e profissionais de saúde






O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, dá mais um importante passo para o avanço da saúde e segurança dos pacientes e profissionais de saúde. Com a aquisição de uma termodesinfectadora de última geração, a Central de Material e Esterilização (CME) fortalece a padronização dos processos de limpeza e desinfecção dos materiais médico-hospitalares.


“É um importante investimento para a rotina do setor”, afirma Alice Marino, coordenadora da CME. “Com a termodesinfectadora, conseguimos maior padronização, rastreabilidade e eficiência no processamento dos materiais, além de melhores condições de trabalho para a equipe, sempre em conformidade com as normas e boas práticas exigidas”, acrescenta.


Atualmente, a CME do HEDA, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), esteriliza, mensalmente, cerca de 6.500 itens e desinfecta outros 1.000 itens. E, a partir de agora, conseguirá processar todo esse volume com ainda mais rapidez e eficiência.


Além disso, a implantação do novo equipamento é um passo significativo para a segurança do cuidado assistencial, avalia o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “A termodesinfectadora eleva o padrão dos processos da CME, reduz falhas humanas e contribui diretamente para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, refletindo em um cuidado mais seguro ao paciente”, destaca.


*Investimento em novos equipamentos*


A termodesinfectadora ou lavadora termodesinfectadora é um equipamento que proporciona maior eficiência na lavagem dos instrumentais, reduz riscos ocupacionais, otimiza o tempo de processamento e assegura a uniformidade dos procedimentos. 


O equipamento opera com detergente específico para instrumentais, utiliza água em alta temperatura e conta com racks (prateleira, suporte) apropriados para cada tipo de material, respeitando rigorosamente os protocolos técnicos e sanitários. Além disso, o sistema de lavagem térmica aliado à secagem eficiente contribui para a eliminação de microrganismos.


A nova tecnologia se junta a outros investimentos de ponta realizados nos últimos anos: uma lavadora ultrassônica, uma autoclave de vapor saturado sob pressão, uma seladora de grau cirúrgico, além da renovação de mesas cirúrgicas, bisturis e kits de instrumentais usados em procedimentos clínicos e cirúrgicos.


A iniciativa reforça o compromisso da gestão do ISAC, com o apoio da Sesapi, com a qualidade, a segurança do paciente e a modernização dos serviços de saúde oferecidos pelo HEDA.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem