Operação prende dois foragidos com apoio de videomonitoramento em Teresina


Foto: Ascom/SPP-PI

Dois homens com mandados judiciais em aberto foram presos nesta terça-feira (27) durante a Operação Olho de Lince, realizada em Teresina. As capturas contaram com o apoio do Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Durante a ação, foram presos G.C.R. e O.S.S. Um dos detidos possuía condenação definitiva que, somada, chega a quase 20 anos de prisão. Conforme a SSP, o uso do videomonitoramento permitiu a localização precisa dos investigados enquanto eles se deslocavam por vias públicas da capital.

De acordo com o diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Yan Brainer, a operação evidencia a eficiência da tecnologia aplicada à segurança pública.

“O uso da inteligência policial aliado ao SPIA tem sido decisivo para o êxito das operações. O sistema permite o cruzamento de dados, a identificação precisa dos alvos e o monitoramento por meio do videomonitoramento com inteligência artificial, transformando o espaço urbano em um ambiente de controle e eficiência no combate à criminalidade”, pontuou.

O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, ressaltou o papel do trânsito como ferramenta estratégica de fiscalização e prevenção.

“O monitoramento das vias, aliado às abordagens qualificadas, permite que o trabalho de trânsito vá além da organização viária. Estamos contribuindo diretamente para a localização de foragidos e para a retirada de pessoas perigosas de circulação, reforçando a segurança da população”, afirmou.

A operação contou com a atuação integrada da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem