_Ação integrada com forças de segurança desarticula rede clandestina no bairro Borogodó e resulta em prisões_
A Equatorial Piauí, por meio do setor de Segurança Empresarial, atuou em suporte durante operação de combate a ligações irregulares e ao furto de energia elétrica no município de Cajueiro da Praia, no litoral do estado. A ação foi conduzida pelas Polícias Civil e Científica.
A operação foi desencadeada após denúncia relacionada a ligações irregulares no bairro Borogodó, área de transformação classificada como crítica. No local, foram identificadas construção de rede elétrica clandestina e realização de ligações diretas em residências, sem sistema de medição homologado — configurando furto de energia elétrica.
Durante a ação, foram desativadas as ligações irregulares, retirados postes, cabos elétricos e equipamentos de abastecimento com ligação direta à rede. Também foi realizado o desmanche completo da rede clandestina, incluindo postes e cabos multiplexados. A operação resultou ainda na prisão em flagrante de duas pessoas.
De acordo com Lucas Oliveira, gerente de serviços técnicos e comercias da Equatorial Piauí, os resultados reforçam o compromisso da distribuidora com a segurança do sistema elétrico e da população. “O combate a essas práticas vai muito além do prejuízo financeiro. As ligações irregulares impactam diretamente a qualidade do fornecimento de energia, colocam vidas em risco e comprometem o funcionamento de serviços essenciais”, destaca.
A Equatorial Piauí reforça que as ações de fiscalização e prevenção ao furto de energia, cabos e equipamentos elétricos são realizadas de forma contínua em todo o estado, sempre com planejamento, execução estratégica e resposta operacional eficaz, priorizando a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia.
*Como denunciar?*
Consumidores que desconfiarem de ligações irregulares ou situações suspeitas podem denunciar de forma segura e anônima pelos canais oficiais da Distribuidora: site equatorialenergia.com.br, Central de Atendimento pelo número 0800 086 0800 ou nas agências presenciais de atendimento.
