Técnicos da UFPI e UFDPar entram de greve nesta segunda-feira (23)



Foto: Divulgação / Ascom Sintufpi

Técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba deflagram greve nesta segunda-feira (23). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Piauí (Sintufpi) a decisão pela deflagração aconteceu após assembleia realizada no dia 1º de fevereiro. A greve é por tempo indeterminado.

O Cidadeverde.com busca contato com a assessoria da UFPI e UFDPar. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Entre os principais pontos de reivindicação dos técnicos estão o cumprimento integral dos acordos de greve firmados, a valorização da carreira dos técnicos administrativos de educação, com efetivação dos instrumentos negociados, a defesa da paridade e da gestão democrática nas instituições federais de ensino, a garantia de condições dignas de trabalho e o enfrentamento ao assédio e o respeito às deliberações coletivas da categoria e às entidades representativas.

Ao Cidadeverde.com o coordenador de movimentos sindicais, Daniel Rocha informou que a greve está sendo deflagrada nos campus de Teresina, Picos, Bom Jesus, Floriano e Parnaíba.


“Em 2024 tivemos uma greve forte e resultou um termo de acordo com o Governo Federal. Acontece que naquela ocasião apenas uma parte foi cumprida, em relação aos ajustes salariais e modificação de carreira, mas por outro lado uma boa parcela não foi cumprida ou foi só parcialmente cumprida. Nossa greve então foi deflagrada e segue por tempo indeterminado”, afirma.

Os técnicos da UFDPar também pedem que sejam realizadas campanhas efetivas e contínuas para o combate a assédios no trabalho. Segundo eles, a UFDPar é a menor, mas a que mais registra casos de assédio moral. Outro ponto é a criação de uma comissão de supervisão interna de carreira dos técnicos administrativos.

Em nota, a UFDPar informou que serão mantidos os serviços essenciais para dar continuidade às atividades acadêmicas da universidade. As aulas as instituições devem começar no dia 10 de março, sem prejuízo, segundo a instituição.

"Durante o período de paralisação, serão assegurados os serviços essenciais, de modo a garantir o atendimento das demandas indispensáveis ao funcionamento institucional e à preservação do interesse público. Serão mantidos, como serviços essenciais, os laboratórios de ensino, em razão da necessidade de continuidade das atividades acadêmicas práticas; o Restaurante Universitário, assegurando a oferta de alimentação à comunidade discente; bem como os serviços de tecnologia da informação, especialmente aqueles relacionados à conectividade institucional (internet) e à manutenção dos sistemas estruturantes, imprescindíveis ao regular funcionamento administrativo e acadêmico", explica.
Confira a nota completa da UFDPar

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar informa à comunidade acadêmica e ao público em geral que, conforme o Ofício nº 08/2026 – SINTUFPI, de 18 de fevereiro de 2026, encaminhado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Universidades Federais no Estado do Piauí – SINTUFPI, foi deliberado, em Assembleia Geral da categoria realizada no dia 10 de fevereiro de 2026, o início do movimento paredista dos Técnicos-Administrativos em Educação.

A greve terá início no dia 23 de fevereiro de 2026, a partir das 00h00, por tempo indeterminado. Ressalta-se que o direito de greve constitui instrumento legítimo de reivindicação dos trabalhadores, encontrando amparo na Constituição Federal, devendo ser respeitado por toda a comunidade.

A UFDPar informa, ainda, que, durante o período de paralisação, serão assegurados os serviços essenciais, de modo a garantir o atendimento das demandas indispensáveis ao funcionamento institucional e à preservação do interesse público.

Serão mantidos, como serviços essenciais, os laboratórios de ensino, em razão da necessidade de continuidade das atividades acadêmicas práticas; o Restaurante Universitário, assegurando a oferta de alimentação à comunidade discente; bem como os serviços de tecnologia da informação, especialmente aqueles relacionados à conectividade institucional (internet) e à manutenção dos sistemas estruturantes, imprescindíveis ao regular funcionamento administrativo e acadêmico.

Considera-se, ainda, a excepcionalidade do período de matrículas acadêmicas vinculadas ao SISU 2026, bem como o processo de implantação do novo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), circunstâncias que demandam a continuidade dos serviços técnicos especializados. Do mesmo modo, serão resguardadas as atividades relacionadas ao pagamento de bolsas e à condução de processos seletivos para concessão de auxílios estudantis, tendo em vista seu caráter essencial à permanência e ao êxito acadêmico dos estudantes.

Nesse contexto, poderão ocorrer impactos e alterações no funcionamento de setores administrativos e acadêmicos, razão pela qual se recomenda que a comunidade universitária acompanhe os canais oficiais da UFDPar para atualização contínua de informações.

A Administração Superior da UFDPar permanece atenta ao cenário, acompanhando o movimento e reafirmando seu compromisso com o diálogo institucional, a legalidade, a transparência e a continuidade dos serviços essenciais.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem