O vereador Dudu confirmou a data de lançamento oficial da candidatura de Rafael Fonteles ao Governo do Estado
Em conversa com a coluna, o vereador Dudu confirmou a data de lançamento oficial da candidatura de Rafael Fonteles ao Governo do Estado. Será dia 02 de abril. No dia 19 de março, no entanto, há importante encontro da direção do PT, quando a estratégia da chapa proporcional e da majoritária deve ocorrer.
Com a entrada de deputados de mandato através da federação, petistas históricos devem deixar a legenda ou então realizar uma fusão interna. “Tivemos que discutir também algumas fusões. Em 2018 tivemos isso quando o prefeito Hélio Rodrigues declinou da sua candidatura para apoiar a deputada Flora Izabel”, disse Dudu.
Vereador Dudu
Fusão interna
Traduzindo: nomes tradicionais da sigla, entre eles Gil Carlos, Warton Lacerda, Paulo Martins e o vereador de Picos Wellington Dantas, ficam com duas opções: sair para siglas como Republicanos ou Solidariedade ou se fundir e apoiar petistas com mais chance de eleição. Sozinho, o PT poderia eleger até sete nome somando de 380 a 400 mil votos.
Pela federação, pode eleger 12 nomes, alcançando 700 mil votos. Mas, dessa forma, a quantidade mínima de votos para se eleger também aumenta de 22 mil votos para 28 a 30 mil. Resta saber se os petistas farão o movimento de apoiar colegas de legenda ou vão preferir lutar fora da sigla pelos mandatos.
Há várias implicações na decisão, incluindo o fato de que terão que alcançar maior quantidade de votos fora da chapa do PT para serem competitivos, além da preocupação que o comando do PT tem de contribuir com eleição de deputados em outras siglas independentes.
Por Sávia Barreto/meio norte