Plínio Clerton disse ao GP1 que o Governo não pode se manifestar sobre algo que não tomou conhecimento.
O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor Chico de Jesus, expediu nesta segunda-feira (04) recomendação à governadora Regina Sousa para que reduza a alíquota de ICMS da gasolina para o patamar máximo de 17%.
Clique aqui e confira a recomendação na íntegra
O Piauí foi um dos 11 estados que entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que limitou a cobrança de ICMS de 17% sobre combustíveis, energia, comunicações e transporte coletivo, que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foto: Alef Leão/GP1
Promotor Chico de Jesus
Na recomendação, o promotor destacou que a lei possui incidência em todo território nacional e vincula todos os entes da federação, em que pese a existência de questionamentos acerca de sua constitucionalidade.
O membro do Ministério Público expediu recomendação à governadora Regina Sousa para que proceda à aplicação da redução da alíquota de ICMS para o patamar máximo de 17%, incidente sobre os bens tornados essenciais, conforme a Lei complementar nº 194/2022, que impôs a todos os estados a aplicação deste teto máximo para combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo.
Foi fixado ainda o prazo de 5 dias para que a governadora manifeste-se sobre o acolhimento da recomendação, devendo encaminhar à 42ª Promotoria de Justiça de Teresina as providências tomadas e a documentação hábil a provar o fiel cumprimento.
Por fim, o promotor Chico de Jesus advertiu que o não cumprimento da recomendação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis, caracterizando o dolo, má-fé ou ciência da irregularidade, por ação ou omissão, para viabilizar futuras responsabilizações em sede de ações competentes quando tal elemento subjetivo for exigido.
Estados que já reduziram o ICMS
Até a manhã desta segunda-feira (04), 20 estados haviam anunciado a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre combustíveis.
São eles: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal.
Outro lado
O procurador geral do Piauí, Plínio Clerton, informou ao GP1 que o Governo não pode se manifestar sobre algo que não tomou conhecimento.
Notícias relacionadasPelo menos 12 estados do Brasil já reduziram ICMS sobre combustíveis
Regina Sousa aguarda decisão do STF para definir se vai baixar ICMS da gasolina
Piauí e mais 10 estados entram com nova ação no STF contra lei do ICMS
GP1