O projeto tem como objetivo levar energia às comunidades rurais do estado
A Equatorial Piauí realizou nesta terça-feira (1), no município de Hugo Napoleão, a entrega oficial do projeto Piauí Iluminar, que tem o intuito de levar energia elétrica às comunidades rurais situadas em regiões remotas no estado do PI. Com um investimento de mais de R$ 47 milhões apenas este ano, o projeto beneficiou 1772 famílias piauienses levando energia elétrica e garantindo o direito a qualidade de vida. O projeto também faz parte do Programa Luz Para Todos (PLPT), do governo federal.
O Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI), utilizado nas residências dos novos clientes da Equatorial Piauí, utiliza energia solar como fonte de geração, e é composto por painéis solares, banco de bateria, controlador e inversor.
O sistema Solar funciona de forma totalmente automática, com um painel solar que carrega a bateria durante o dia. Já o controlador de carga, gerencia o nível de carregamento da bateria e o inversor controla se a energia utilizada pelo cliente está dentro dos limites aceitáveis do sistema. É um sistema completo de geração de energia que vai possibilitar aos usuários mais qualidade de vida com a chegada da energia elétrica às suas residências.
“Esse é mais um projeto do Grupo Equatorial buscando levar energia de qualidade, para onde é necessário ser levado. Aqui no Piauí nós temos um desafio muito grande que é levar energia através do Programa Luz Para Todos. Só esse ano, nós vamos contemplar mais de 7 mil famílias e esse é um trabalho que não para. Esse ano é o de maior investimento no PLPT desde que chegamos no Estado e vamos continuar fazendo cada vez mais”, ressalta Hélio Rafael, presidente da Equatorial Piauí.
Cada família beneficiada tem uma disponibilidade mensal garantida de, no mínimo, 60 kwh/mês, que podem ser utilizados em dispositivos de iluminação, comunicação e refrigeração. Em todo o estado, 93 municípios receberam instalações do Piauí Iluminar. Em Hugo Napoleão, município que sediou o evento de entrega do projeto, 15 famílias da comunidade Riacho foram beneficiadas com a chegada da energia, além de outras 30 de localidades do entorno de município.
“Eu quero agradecer muito pelas pessoas que estão aqui. Eu creio que a mesma emoção que eu to sentindo nessa manhã, eles também estão. Porque assim como eu, eles também não tinham energia. Hoje também quero dedicar esse momento à minha vizinha, que não se encontra mais aqui, mas que era o sonho dela que a energia chegasse”, conta Maria Vilani, umas das beneficiadas pelo projeto.
Além da chegada da energia, 18 famílias da comunidade Riacho foram contempladas pelo programa E+ Geladeira Nova da Equatorial Piauí, que troca geladeiras antigas por novas e que consomem menos energia.
O prefeito de Hugo Napoleão, Luciano Filho, também esteve presente no evento e agradeceu o esforço da Distribuidora em levar energia para as comunidades mais afastadas. “É com muita alegria que estamos aqui recebendo hoje, a Equatorial Piauí com esse belíssimo projeto. A chegada da energia é um sonho antigo das pessoas que moram aqui e eu agradeço por Hugo Napoleão está inserido nos 93 municípios inicialmente contemplados com essa forte parceria”, destaca.
0 Comentários