Parte das pousadas da Vila de Barra Grande, litoral do Estado, passaram mais de 12 horas sem energia elétrica neste sábado (26). A denúncia, feita pelo empresário Ariosto Ibiapina, dono de um hotel no local a mais de 10 anos, salienta o descaso da Eletrobras com o Piauí.

“Gostaríamos de denunciar o descaso, mais uma vez, da Eletrobras para com o Piauí, especificamente Barra Grande. A maioria das pousadas está sem energia a mais de 12 horas e nenhuma providencia foi tomada. Salientamos que o povoado está lotado de turistas. Além dos transtornos que isto causa, devemos informar a vergonha ao nosso estado com episódios desta natureza”, disse o empresário através de nota enviada ao Portal AZ.
Segundo a direção da pousada BGK, o hotel tem um gerador com grande capacidade, que em casos como esses sustenta a energia de todo o complexo e de mais algumas pousadas vizinhas, até mesmo de pequenos comércios. Com a demora da Eletrobras para resolver o problema, a capacidade já estava no limite, não podendo nem sustentar a energia do hotel.
A direção informou que ligou várias vezes pela manhã e recebeu a resposta de que os técnicos já estariam se dirigindo ao local para resolver o problema. A energia voltou apenas 19h da noite.
De acordo com o empresário Ariosto Ibiapina a maior preocupação é por conta dessa época do ano em que o litoral do Estado recebe muitos turistas e a demanda é ainda maior no consumo de energia. Ele afirma que se não for dada uma solução eficaz ao problema, será uma tragédia anunciada.
“Nossos sistema de distribuição é muito sucateado. Para resolver um problema como esses tem que passar por tanta burocracia que demora horas e horas para solucionar a falta de luz. Os comércios e as pousadas que não tem condição de ter um gerador ficam com um prejuízo tremendo”, declarou.
O empresário afirma que é necessário que equipes fiquem de plantão no litoral para evitar que esses transtornos aconteçam novamente. “Tem que ter uma equipe aqui em Barra Grande para atender esse tipo de ocorrência. É a melhor solução para não passarmos por esse problema de novo em pelo fim de ano”, finalizou.
Por Dulce Furtado

Tags
NACIONAL