Por volta de meio-dia deste domingo (27), cerca de 15 presos fugiram da penitenciária Casa de Custódia após pularem o muro. A Polícia Militar de guarda tentou evitar a fuga com tiros de fuzil mas não conseguiu. De acordo com um agente que não quis ser identificado, ainda na noite de ontem foram ouvidas batidas no Pavilhão D.

"Depois disso nós escutamos uma movimentação estranha e chamamos reforços. Quando entramos no pavilhão D, o pavilhão B furou um buraco no paredão, saíram pela lage e depois que saíram da estrutura dos pavilhões pularam o muro. Quando a gente viu, já tinham pulado pelo menos 10 presos. Com os tiros seguramos alguns, mas depois quando o clima já estava calmo, mais alguns tentaram fugir e pelo menos outros cinco conseguiram", contou o agente.
O agente informou que ainda não foi feita a contagem de presos para ter certeza de quantos deles conseguiram fugir, mas de acordo com ele o clima é tenso e a guarda está de sobreaviso para evitar outras tentativas de fuga e possíveis rebeliões como as da última semana.
Após as duas fugas foi realizada uma vistoria de urgência na qual foram encontrados vários ferros retirados da estrutura.
Rebeliões recentes
Na última semana as penitenciárias Casa de Custódia em Teresina e a Penitenciária Mista de Parnaíba, enfrentaram violentas rebeliões. Os presos de Parnaíba se rebelaram cobrando por melhorias e um detento acabou ferido ao ser contido por um disparo de bala de borracha. A rebelião durou mais de 12h, e precisou do reforço do Corpo de Bombeiros pois os detentos queimaram os colchões.
Em Teresina a rebelião também durou cerca de 12 horas e o clima foi de muita tensão dentro e fora do presídio. Presos foram contidos com balas de borracha e mulheres de detentos chegaram a apedrejar e tentar queimar um ônibus que passava em frente ao local.
Flash de Jordana Cury
Rayldo Pereira (da Redação)
rayldopereira@cidadeverde.com
Rayldo Pereira (da Redação)
rayldopereira@cidadeverde.com
Tags
POLÍCIAL