O Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, respondeu negativamente a solicitação feita pelo Secretário Estadual da Justiça, Daniel Oliveira, no qual solicitava, através do ofício nº 17/2017, a doação de um terreno em Parnaíba, medindo 200m X 200m, “para a construção de uma Unidade Prisional, uma vez que abrirá, aproximadamente, 600 (seiscentas) novas vagas para o sistema prisional do Piauí”.
Govrnador W. Dias e Secretário Daniel Oliveira
Em sua resposta Mão Santa lembrou que “já no primeiro ano (2015) deste terceiro mandato do Governador Wellington Dias, Sua Excelência promoveu a desativação da Academia de Polícia de Parnaíba, credenciando-se para receber o repúdio dos parnaibanos por tal medida, quando oportuno for”.
Em outro trecho de seu ofício/resposta o prefeito é taxativo; “Custa-me acreditar que Vossa Senhoria formalize um pedido de doação de um terreno, equivalente a quatro hectares, para que seja construída em Parnaíba uma segunda unidade prisional, o que resultaria em aumento da população carcerária da cidade em 150%, uma vez que a 400 presos na Penitenciária Mista de Parnaíba somar-se-iam mais seiscentos na futura prisão de segurança máxima, totalizando mil criminosos”.
Mão Santa argumenta ainda que a construção de uma penitenciária, mesmo em local afastado do centro, poderia causar problema ao desenvolvimento econômico (baseado no turismo) de toda uma região, pois turistas são sensíveis à presença de bandidos, mesmo quando aprisionados.
O Prefeito sugere ainda, em sua resposta, que seja consultado o deputado estadual, Dr. Hélio Oliveira, sobre o problema que o presídio representa. “Ele irá ao Senhor Governador exigir que essa funesta proposta não prospere, pois sua imagem pública, ainda que ele nada tenha a ver com isso, estará vinculada, neste caso, não a uma obra inacabada, como a estrada que liga Parnaíba à Pedra do Sal, mas a uma tentativa de destruição de tudo que até aqui foi realizado para garantir aos municípios do litoral piauiense a certeza de que realmente representam o mais bem sucedido polo turístico do Piauí”.
E finaliza o prefeito parnaibano: ”Com profunda decepção causada por projetos que o Governo do Estado não consegue finalizar em Parnaíba (vide a já citada estrada que dá acesso à praia da Pedra do Sal) e pelo projeto em tela, ainda assim aceite muita saudação cheia de esperança por uma correção de rumos e parcerias que realmente signifiquem progresso e bem estar para o povo parnaibano.
Blog do Bsilva