De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Cruz possui uma média de 600 mil turistas por ano.


Foi inaugurado o Aeroporto de Jericoacoara, no Município de Cruz.
Às 14 horas o voo que saiu 10h30min do Aeroporto de Congonhas pousou em Jericoacoara. 
Comercializado pela CVC desde 1º de junho, o voo é fretado (charter) com a Gol e esta primeira viagem foi 100% vendida. 
No retorno, o voo partirá às 14h38min, aos sábados, chegando em São Paulo às 18h10min. 
O segundo voo de São Paulo para o destino, no dia 1º de julho, já está com 80% dos assentos vendidos.
Jeri recebeu hoje 177 passageiros no primeiro voo que pousa no aeroporto em Cruz, FCO FONTENELE
A aeronave a fazer o percurso de Congonhas para Jericoacoara é um Boeing 737-800, com capacidade para 177 passageiros, clientes exclusivos da CVC. Os passageiros que compraram pacote de oito dias de estadia em Jeri pagaram a partir de R$ 1.598 por pessoa (ou 10x de R$ 159,80) com direito a sete noites com café da manhã. 
Aeroporto
O Aeroporto de Jericoacoara tem capacidade para receber, ao mesmo tempo, 800 passageiros, três aeronaves de grande porte, duas de médio porte e até quatro aviões executivos, segundo o coronel Paulo Edson Ferreira, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER). 
Por
ano, a capacidade é de até 1,2 mil voos.
O Aeroporto ainda receberá certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que voos regulares sejam permitidos. 
O voo da Gol entrou na categoria suplementar sem regularidade, conforme explica a Anac. “Todas as demais operações devem ser avaliadas pela Agência, até que a certificação do aeroporto seja emitida”, afirma em nota.
Portanto, sem certificação, somente um voo poderá ser realizado para o equipamento, no caso, o charter CVC/Gol. Rotas regulares, como as confirmadas pela Azul, somente serão realizadas após certificação. 
A Azul anunciou um voo partindo de Recife a partir do dia 2 de julho, às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos. 
Serão jatos Embraer com ida marcada para às 13h16min, pousando em Jericoacoara às 14h40min. A volta será às 15h10min, com chegada às 16h46min. Voos às segundas serão entre 1º e 31 de julho, como acréscimo de demanda para a alta temporada.
A partir de Campinas (SP) a Azul operará um voo semanal para Jericoacoara, aos sábados, com início previsto para 12 de agosto. A ida ocorrerá às 12h10min com chegada às 15h40min e a volta às 16h10min com pouso às 19h40min.
Conforme a Anac, há outros pedidos da Gol, em análise, para operar voo charter para as semanas seguintes. “Os outros pedidos são regulares, para outros dias”. Questionada, a Gol informa que, por ter capital aberto, não divulga informações sobre novos voos.
Paulo Kakinoff, presidente da Gol prestigiou o evento, na cidade de Cruz.
Fonte: Jornal, O Povo Online/Fortaleza
Edição: Mário Pires Santana