Traficantes escolhem o Piauí para fazer lavagem de dinheiro


Operação Quebra-Cabeça Foto: Polícia Civil RSA operação 'Quebra-Cabeça', realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16/11), com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro praticada ao longo dos últimos anos por uma organização criminosa, descobriu que o Piauí era um dos destinos para envios de recursos ilícitos.

A Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (DRLD) do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) cumpriu 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio de 32 imóveis, sequestro de 31 veículos, bloqueio das contas bancárias de 29 investigados, quebra dos sigilos bancário, fiscal e financeiro de 54 investigados, além de mandados de prisão preventiva. Durante a ação, cinco pessoas foram presas e cerca de R$ 11 milhões da facção foram bloqueados.
Operação Quebra-Cabeça Foto: Polícia Civil RS
As investigações apontaram que empresas e pessoas físicas do Piaui receberam recursos para que a lavagem e dinheiro fosse realizada com o objetivo de dificultar o rastreamento dos valores pela polícia. 
Além do Piauí, a quadrilha fez depósitos para empresas e pessoas físicas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás, mas os nomes dessas empresas e pessoas ainda não foram divulgados.
Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o líder da organização foi preso em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, em 2 de Fevereiro deste ano. Após a captura iniciou-se uma investigação que levou oito meses e apurou o caminho do dinheiro faturado pela organização, além de identificar a forma de atuação de cada integrante do esquema criminoso, que não atuavam apenas no Brasil.
Jackson Peixoto Rodrigues, o Nego Jackson, 34 anos, está preso no Presídio Federal de Porto Velho (RO), mas duas mulheres comandavam seu organizado esquema de lavagem de dinheiro. As investigações continuam e outras pessoas podem ser presas. A polícia segue apurando o envolvimento de piauienses no esquema.
Fonte:180 graus
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured