COAS
 Mais de 40 novos casos de contaminação pelo vírus HIV/AIDS foram diagnosticados no Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) em Parnaíba, durante o ano de 2017. O número é considerado alarmante e revela que o índice de transmissão da doença continua alto, não só no município, mas em todo o Brasil.
A informação foi repassada pela enfermeira Jackeline de Brito, durante entrevista à TV Costa Norte nesta terça-feira (05). No entanto, nem todos os casos registrados são de pessoas residentes em Parnaíba, visto que o COAS presta atendimento a pacientes vindos de outras cidades de toda a região da planície litorânea do Piauí.
Para reforçar a campanha de prevenção à AIDS, está acontecendo em todo o país a campanha ‘Dezembro Vermelho’. O objetivo principal é chamar a atenção ao combate e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “Não só o HIV, mas também a sífilis e a hepatite continuam tendo um grande número de casos”, disse a enfermeira.
O Centro de Orientação funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h, ao lado da Prefeitura Municipal, oferecendo teste rápido para várias doenças, além de assistência médica aos pacientes. Também realiza ações em prostíbulos, escolas e outros pontos da cidade para reforçar a importância do uso do preservativo.
Fonte:portal costa norte