O comunicado não identifica as páginas ou usuários envolvidos.
Como parte dos esforços para reprimirperfis enganosos antes das eleições de outubro, o Facebook retirou, nesta quarta-feira (24), uma rede de páginas e contas usadas para divulgação de notícias falsas por membros do grupo de extrema-direita Movimento Brasil Livre(MBL).
De acordo com o Facebook, foram desativadas 196 páginas e 87 contas no Brasil, por participação em “uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.
O comunicado não identifica as páginas ou usuários envolvidos, mas fontes, que falaram sob condição de anonimato, disseram que a rede era administrada por membros importantes do MBL.
As páginas desativadas, que juntas tinham mais de meio milhão de seguidores, variavam de notícias sensacionalistas a temas políticos, com uma abordagem claramente conservadora, com nomes como Jornalivre e O Diário Nacional, de acordo com as fontes.
Ao deturpar o controle compartilhado das páginas, os membros do MBL eram capazes de divulgar suas mensagens coordenadas como se as notícias viessem de diferentes veículos de comunicação independentes, de acordo com as fontes.
O Facebook disse que retirou a rede do ar no Brasil após uma “rigorosa investigação” porque os perfis envolvidos eram falsos ou enganadores, violando sua política de autenticidade.
meio norte