Resultado de imagem para fotos dos guardas do detran de parnaiba em blitzO promotor Cristiano Farias Peixoto, do Ministério Público do Piauí, expediu recomendação, no dia 13 julho, determinando que os órgãos de fiscalização do trânsito realizem blitzes na cidade de Parnaíba durante o período das férias escolares e pelo menos duas vezes em cada mês.
O promotor pediu que “sejam realizadas blitzes fiscalizatórias conjuntas neste período de férias, através de atuação da Guarda Municipal de Parnaíba, o Batalhão de Polícia do Trânsito - BPTRAN do Estado do Piauí e a Polícia Rodoviária Federal (nos limites de sua jurisdição, a exemplo da Av. Pinheiro Machado, BR 343 e BR 402)”.
Ele explicou que elas devem ocorrer entre 19 e 27 de julho, onde devem ser elaborados relatório de atuação que serão encaminhados para a Promotoria de Justiça. O promotor ainda pediu a continuidade de tais atividades fiscalizatórias, após o período de férias, por meio da realização de, no mínimo, duas blitzes mensais, com atuação conjunta dos órgãos, tendo em vista o fluxo de turistas que Parnaíba e municípios circunvizinhos recebem regularmente.
“Parnaíba é uma das cidades mais populosas do Estado do Piauí, que se trata de cidade com características turísticas, e que somado ao período de férias escolares, tais fatores naturalmente condicionam o aumento considerável do fluxo de veículos no perímetro urbano, bem como nas vias de acesso aos municípios de Luis Correia, Ilha Grande e Teresina”, explicou.
Destacou ainda que existe “a necessidade de atuação preventiva quanto ao número de acidentes de trânsito que tende a crescer significativamente no período de férias” e que existe “a necessidade de elaboração de plano integrado de fiscalização, através dos órgãos de fiscalização do trânsito, em nível Municipal, Estadual e Federal, nas suas respectivas circunscrições de atuação”.
Fonte: GP1