Dois anos após ser inaugurado, PPO da Pedra do Sal está em estado de deterioração.
PPO abandonado está sendo depredado - vidros e janelas quebradas - móveis empoeirados - retrato da segurança pública
Após dois anos de ser inaugurado pelo governador Wellington Dias (PT), em meio a muita pirotecnia e divulgação nos meio de comunicação, o Posto de Policiamento Ostensivo (PPO), situado às margens da orla marítima da Praia da Pedra do Sal, no litoral do Piauí, permanece em estado de completo abandono, assim como a própria orla. A propósito, os trabalhos da tão falada nova orla pra praia finamente foi iniciado, mas a passos lentos e questionáveis, com apenas seis operários tocando a “gigantesca obra”.
Móveis abandonados e empoeirados denunciam o pouco caso com a segurança dos moradores da praia da Pedra do Sal.
Nossa equipe de reportagem esteve hoje no local e o que se viu foi a destruição gradativa do PPO, restringindo-se apenas a um pequeno box que nunca funcionou mesmo com a imensa onda de insegurança dos comerciantes, turistas e nativos. Há duas semanas foi registrado o furto de praticamente toda a fiação subterrânea do Parque da Usina Eólica, afetando também os estabelecimentos comerciais da praia como bares e restaurantes. Cena totalmente controversa a promessa feita pelo então secretário estadual de Segurança Pública e atual candidato à reeleição de deputado federal, Capitão Fábio Abreu (PR), que na época, assegurou para a comunidade local que “o PPO garantiria a segurança e bons resultados para a região”.

Secretário de Segurança Pública, deputado federal Fábio Abreu, durante a inauguração do PPO - mutas promessas e nenhuma cumprida

Estiveram presentes a inauguração em 2016 diversas autoridades, dentre elas o Secretário de Segurança Pública e deputado federal, Capitão Fábio Abreu e o Coronel Carlos Augusto, entretanto apesar das muitas promessas o Posto de policiamento nunca funcionou.
O terreno foi doado pela comunidade da Pedra do Sal e a construção do PPO foi feita pela Omega Energia e doado ao 2º BPM Major Osmar.
A obra foi realizada e doada pela Ômega Energia para o 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba e entregue ao comando da Polícia Militar do Estado do Piauí e tinha como objetivo descentralizar a atividade policial e garantir mais segurança a população na região de praia e serviria de referência à população permanente e flutuante daquela região.
Autoridades presentes a inauguração do PPO em 2016. Esta foi a única vez que o PPO abriu.
Posto Avançado do Corpo de Bombeiros
Quando da inauguração foi prometida a construção de uma extensão no prédio para que o Corpo de Bombeiros Militar pudesse também ter um Posto Avançado na Pedra do Sal como local de referência para estes profissionais que colaboram na prevenção de afogamentos ou resgates. Portanto, apoio logístico e estrutural.
Matérias relacionadas:
Por Luzia Paula / Fotos: Gleitowney Miranda