Time de mulheres do Piauí na Câmara Federal cresce, com toque de renovação


 mulheres-camara
Na próxima legislatura, quatro mulheres irão compor a bancada do Piauí na Câmara dos Deputados. São elas Rejane Dias (PT) e Iracema Portella (PP), as duas reeleitas, a atual vice-governadora Margarete Coelho (PP), além da médica Marina Santos (PTC).
Das quatro, Dra. Marina é a mais nova no xadrez político, um toque de renovação. Apesar de ser filha de ex-prefeitos das cidades de Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa, será a sua primeira vez assumindo um mandato. Tem ainda como político na família o marido, Dr. Marcos Vinícius, ex-prefeito de Novo Oriente.
Ele quem seria o candidato do PTC à Câmara, mas o partido decidiu lutar por uma das vagas ao Senado, sendo Marina convocada para assumir a candidatura. E comemora, ao lembrar que com 40% da bancada eleita sendo composta por mulheres, as urnas trazem um sinal de que o piauiense vem cada vez mais reconhecendo o trabalho da mulher.

152894963
Nunca fui candidata nem a síndica”, comenta a deputada eleita sobre a novidade do processo eleitoral. Apesar de se dizer tranquila com a agenda de campanha, admite o difícil trabalho de convencer o eleitor como alternativa de mudança.
A contar das demais eleitas, é a petecista quem pode melhor representar a renovação na política. Iracema Portella vai para o seu terceiro mandato, Rejane Dias para o segundo. E apesar de conquistar o primeiro mandato no Congresso, Margarete é vice-governadora e já foi eleita deputada estadual.

margarete-home
E foi justamente o trabalho na vice-governadoria que a ajudou a chegar no mandato. Ganhou visibilidade ainda com a campanha “fica Margarete”, endossada por prefeitos piauienses e outros políticos da base aliada de Wellington Dias, que a queria concorrendo novamente ao lado do governador para o segundo mandato.
Iracema, como deputada, já tem um trabalho consolidado, que lhe deu tranquilidade na empreitada da reeleição. Realidade parecida com a de Rejane Dias, que além do viés político, tem uma atuação de cunho social que lhe conta muito. Conta tanto, que sai das urnas como a mais votada para deputada federal, com mais votos até do que obteve em 2014, quando chegou ao primeiro mandato.
Fonte: 180graus 
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured