Prazo para pagar 1ª parcela do 13° vence nesta sexta



Foto: Arquivo Agência Brasil
O prazo para que os empregadores paguem a primeira parcela do Décimo Terceiro Salário termina nesta sexta-feira (30). É importante lembrar, porém, que quem recebeu a primeira parte no mês do aniversário ou em qualquer outra data não está incluído nesse prazo e deve, portanto, esperar a segunda parcela, cujo prazo é até o dia 20 de dezembro.
PUBLICIDADE
 As horas extras e o adicional noturno geram reflexos no 13º salário e devem incidir na base de cálculo dessas verbas. Gorjetas e comissões também devem entrar na base de cálculo do 13º salário, assim como adicionais de insalubridade e de periculosidade. Já as diárias de viagem só influem na base de cálculo do 13º se excederem 50% do salário recebido pelo empregado.
O empregador deve decidir se pagará a gratificação natalina em uma ou duas parcelas. Se decidir pagar de uma só vez, o pagamento também deve ser feito até esta sexta. 
Se o empregador não respeitar o prazo do pagamento, será autuado por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho no momento em que houver fiscalização, o que gerará multa.
IR e INSS
O Imposto de Renda e o desconto do INSS incidem também sobre o valor integral do 13º salário, mas só são descontados na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na primeira como na segunda parcela.
O pagamento do 13° salário deve injetar R$ 211,2 bilhões na economia, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Mais de 84,5 milhões de trabalhadores têm direito ao benefício por terem empregos formais.
O valor médio do 13º salário que será pago em 2018 é estimado em R$ 2.320.
13º do Bolsa Família
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), indicado ontem (28) para o Ministério da Cidadania no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, confirmou que será cumprida a promessa de um 13º benefício do Bolsa Família para os integrantes do programa. Terra disse que haverá espaço no orçamento para o pagamento do décimo terceiro, em função da eliminação das 5 milhões de bolsas de famílias cortadas após cruzamento de dados com outras fontes de renda das pessoas atendidas.
cidade verde
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured