Foto ilustrativa
Foi iniciada na manhã de terça feira (02/02) no Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho em Parnaíba PI, os testes do PAPI (Precision Approach Path Indicator), em português (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).Fonte: Portal PHB Airline News
A Força Aéreas Brasileira (FAB) é encarregada pela instalação, testes e homologação do PAPI, os testes se estenderam até a noite.
Para que serve o PAPI?
É um sistema de ajudas visuais à navegação aérea, constituído por aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar. Eles ajudam o piloto a fazer a sua aproximação para pouso dentro de uma rampa ideal de planeio. Por meio de um sistema de luzes, ora amarelas, ora vermelhas, a gente tem condição de saber se está acima ou abaixo dessa rampa ideal de planeio.
Com os testes realizados e consequentemente aprovados pela a FAB, entra o último processo para o funcionamento total do PAPI em Parnaíba que é a homologação do PAPI no Diário Oficial da União.
Assim que for homologado, o Aeroporto Internacional Pref. Dr. João Silva, em Parnaíba se inclui nos sítios aeroportuários considerados seguros para a navegação aérea em qualquer diversidade de tempo.