Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (10) a Capitania dos Portos do Piauí comemorou em Parnaíba o 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e os 40 anos

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (10) a Capitania dos Portos do Piauí comemorou em Parnaíba o 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e os 40 anos da Soamar- Sociedade dos Amigos da Marinha, ocasião em que também realizou a promoção de militares e fez a entrega do Diploma Amigo da Marinha a algumas pessoas da sociedade local, que muito tem contribuído e apoiado as ações da Capitania.
Sob o comando do Capitão de Fragata Dante, a solenidade contou com a presença do prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Sousa, representantes da Justiça, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e integrantes da Soamar. Na ocasião foram lidas as mensagens do Comandante da Marinha do Brasil e do Presidente da República, que enalteceram a importância da Batalha Naval do Riachuelo.
Dentre os que receberam a Medalha de Amigo da Marinha, estava à jornalista Camila Neto, assessora de imprensa da Câmara Municipal e da editoria do Blog do B. Silva. “Pra mim é motivo de orgulho ter o reconhecimento da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, pela contribuição que tenho dado a esta instituição militar pelo meu trabalho jornalístico”, disse a jornalista.
A jornalista falou que começou a desenvolver o trabalho dentro da Capitania quando seu amigo Suboficial Carlos Henrique Rodrigues falou do programa Segundo Tempo, que na época que ele era coordenador. “O suboficial Carlos começou a fala do projeto e me interessei, mas para escrever sobre o Programa eu terei que falar com Comandante Dante, que logo de cara aceitou, e hoje sinto orgulhosa por ter contribuindo e quero contribuir mais com instituição”, relatou.
Camila Neto também foi homenageada pelo TG 10-012 como amiga daquela instituição militar, sendo a primeira mulher a receber essa honraria.
Ao final da solenidade militar houve o corte do bolo comemorativo dos 40 anos da Sociedade dos Amigos da Marinha, SOAMAR, ali representada pela presidente Jaqueline Freitas Diniz e outros integrantes da sociedade Soamarina.


A BATALHA
A Batalha do Riachuelo aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).
Essa batalha naval colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria controlar os rios da Bacia do Prata, pois significava uma saída para o Oceano Atlântico, ou seja, uma via de transporte de pessoas e mercadorias. As forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso venceram o Paraguai nessa importante e estratégica batalha.
Texto e fotos: Bernardo Silva