Quem teve a oportunidade de visitar a Lagoa do Portinho neste domingo(28) não deixou de se surpreender com a quantidade de pessoas presentes a olharem o renascimento da lagoa, que até há bem pouco tempo era apenas pasto para animais. Ônibus de excursões em grande quantidade misturavam-se com os carros de passeio, criando dificuldades para estacionamento. Era o final das férias. O auge da alta estação do turismo no litoral.
A Lagoa ressurgiu, sob o patrocínio da natureza, vencendo a inércia, o desleixo e o descompromisso dos gestores públicos, que não tiveram a coragem de impedir que ela quase que desaparecesse por completo. Agora é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados para que aquele cartão-postal da cidade seja mantido como ponto turístico a atrair olhares e provocar admiração.
Com o retorno do movimento de pessoas nos finais de semana a usufruírem das águas da Lagoa, todos ganham: o povo, que ganha mais um local de lazer e os comerciantes que melhoram suas vendas, criam opções de diversão e faturam um dinheiro extra para o reforço de sua economia doméstica.
Texto e fotos: Camila Neto/Bernardo Silva