Valdeci Cavalcante, presidente da Fecomércio e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, confirmou ao OitoMeia a vinda do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) ao Piauí no dia 14 de agosto.
Bolsonaro participará, entre outras solenidades, da inauguração da primeira escola militar de Parnaíba. Na oportunidade, Valdeci deverá se reunir com o presidente do República e revelou, em primeira mão ao OitoMeia, que a visita do presidente pode garantir a construção do tão sonhado Porto de Luís Correia.
Segundo Valdeci, na reunião que terá com Bolsonaro, ele vai pedir que o Sistema Fecomércio administre as obras do Porto de Luis Correia e também da Marina do Delta (porta de entrada para um dos maiores pontos turísticos do Piauí) para que sejam concluídas. A conversa deve acontecer após a inauguração da escola.
“Vamos pedir o Porto de Luís Correia e a Marina para a Fecomércio e a Fecomércio vai buscar os parceiros. Vamos estar esperando ele quando a solenidade terminar. Ele vai fazer um lanche lá e então vamos ter a conversa. A última agenda dele [em Parnaíba] é no colégio. Vamos tentar falar e mostrar um vídeo sobre a Marina e o Porto, uma obra de mais de 100 anos que os piauienses esperam pela conclusão”, ressaltou Valdeci.Porto de Luís Correia (Foto: Reprodução/TV Clube)
TABULEROS LITORÂNEOS
A ida de Bolsonaro a Parnaíba tem como objetivo conhecer os Tabuleiros Litorâneos que deverão gerar diretamente cinco mil empregos e indiretamente o triplo. Foi o que contou ao OitoMeia Valdeci Cavalcante. Bolsonaro visitará os tabuleiros após liberar R$ 46 milhões para a conclusão das obras. “E já foi liberada a primeira parcela de mais de 7 milhões de reais para pagar a construtora para recomeçar. As obras estavam paradas”, ressaltou o presidente da Fecomércio.
Essa teria sido a primeira parte do recurso liberado pelo governo federal para a conclusão dos Tabuleiros Litorâneos. E, segundo Valdeci, o restante dos recursos deverão ser disponibilizados a medida que as obras forem evoluindo. “Se ele disse que vai dar é porque vai. Não é um governo de inventar. Tem um governo que só sabe fazer placa, mas o dele não. Quem mente rouba. E Bolsonaro não mente. É um governo que não tem mentira”, completou Valdeci.Valdeci Cavalcante é eleito vice-presidente da CNC até 2022 (Foto: Divulgação)
Além desses recursos citados, o governo federal teria liberado também R$ 20 milhões para a reconstrução do saneamento básico de Parnaíba, após os alagamentos que assolaram a cidade em 2019.
RELAÇÃO DO NORDESTE COM BOLSONARO
O presidente da Fecomércio aproveitou para falar sobre a relação dos governadores do Nordeste com o o presidente Bolsonaro. Para Valdeci, o distanciamento dos gestores é ruim para todo o Nordeste. “Os governadores do Nordeste estão causando um grande mal ao Nordeste se distanciando e agredindo [o presidente]. O único que ainda não agrediu em palavras foi o Wellington porque ele é um homem muito educado. Mas, de qualquer forma, está se mantendo distante”, ressaltou Valdeci.OITOMEIA
Quanto à homenagem a Bolsonaro na escola militar, Valdeci explica que não é uma troca de favores, mas um reconhecimento, nas palavras de Valdeci, “de uma grande liderança”.
“Nunca no Brasil teve um homem público com tanta liderança e considerado um mito como Jair Bolsonaro. [..] Nós queremos ter a honra de ter o presidente no nosso colégio. É uma honra para nós e é também uma oportunidade de o aproximarmos do nosso estado. Essa homenagem foi uma iniciativa minha. Espero que ele não esqueça nosso estado que é muito sofrido. Um estado que em 20 anos não inaugurou uma grande obra”, completou Valdeci.
Ainda segundo o empresário, são esperadas pelos aliados de Bolsonaro pelo menos 50 mil pessoas nas ruas de Parnaíba durante sua visita.